Cinfães: Programa '1º Direito' chega ao concelho e apoia 352 famílias

O Presidente da Câmara Municipal de Cinfães assinou, na terça-feira (28 de dezembro), com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), numa cerimónia online, o Acordo de Colaboração para a Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1º Direito. O objetivo passa por "permitir resolver os problemas habitacionais de 187 famílias do concelho, às quais acrescem mais 165 agregados que serão beneficiários diretos", explica a autarquia. O acordo, homologado pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho define um montante global de investimento 12,6 milhões de euros, dos quais perto de nove milhões serão financiamento do IHRU. A este montante acresce o valor de 16 milhões de euros, investimento previsto para o sector privado, ou seja, nos próximos quatro anos a Estratégia Local de Habitação de Cinfães prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros.
As modalidades de soluções habitacionais passam por: arrendamento de habitações para subarrendamento; reabilitação de frações ou de prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais. Assim, na Estratégia Local de Habitação de Cinfães está previsto integrar em habitação social 78 famílias, no regime de arrendamento acessível 97 famílias e na reabilitação 177 famílias.
A secretária de Estado da Habitação congratulou o município de Cinfães por ser um dos primeiros a definir a sua Estratégia Local. Marina Gonçalves deixou palavras de confiança, frisando que acredita na boa execução e sucesso desta estratégia e deixou o compromisso que virá a Cinfães para ver, in loco, a obra no terreno.
Por sua vez, o autarca Armando Mourisco, que fez a apresentação da Estratégia Local do Município, sublinhou que o documento é o culminar de vários meses de trabalho e que só é possível graças à colaboração da Rede Social do Município, das Juntas de Freguesia, das IPSS’s, das Paróquias e das famílias do concelho. "Tudo faremos para apoiar as famílias no arrendamento, na requalificação habitacional, assim como requalificaremos dezenas de habitações e construiremos blocos de apartamentos para arrendamento acessível”, rematou.

Autor: Irene Ferreira
2021-12-29 09:48:40

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado, esta quinta-feira, em Sátão

O Município de Sátão associou-se, esta quinta-feira (18 de abril) às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982, e aprovado pela UNESCO. Este ano o tema é “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”.
Para celebrar o dia, o Município de Sátão, através da disciplina de História e das professoras Conceição Lima e Márcia Teixeira, do Agrupamento de Escolas, realizou uma caminhada, com os alunos do 10ºD, até à Capela de Nossa Sra. da Esperança, localizada em Abrunhosa. "Foi feita uma visita guiada à Capela, com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância da requalificação dos espaços e da manutenção dos mesmos, como indica a Carta de Veneza, para que assim o nosso passado e a nossa história se possam manter por muitos anos e chegar sempre às gerações futuras", explica a autarquia, acrescentando que a visita foi uma mais-valia para os alunos, cujo programa letivo inclui o estudo da arte barroca.
"Destacamos ainda o património arqueológico e religioso existente no concelho de Sátão, salientando a Orca do Tanque – em requalificação, a Orca de Forles, requalificada recentemente, os Conventos de Santa Eufémia e o do Senhor Santo Cristo da Fraga em Ferreira de Aves, o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos em Romãs e o Santuário do Sr. da Agonia em Avelal", conclui.

Local/Regional

Autarquia de Nelas precisa de técnico de informática para apoiar votação ao Parlamento Europeu

A pensar na eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para dia 09 de junho, a Câmara Municipal do Nelas tem a decorrer um processo de recrutamento para Técnico de Apoio Informático.
Pela primeira vez, em todas as assembleias/secções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo. Em virtude da alteração, a Câmara Municipal do Nelas pretende contar com técnico de apoio informático junto às mesas de voto em cada uma das assembleias e secções, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.
"Para a realização da tarefa, o técnico deverá frequentar uma ação de formação de um dia (seis horas), em instalações do IEFP ou disponibilizadas pela Câmara Municipal", explica a autarquia, acrescentando que o processo será testado no dia 01 de junho nas assembleias de voto.
"A esta vaga, podem concorrer cidadãos com o mínimo de 18 anos, com 12º ano ou Ensino Superior, nas áreas de formação tecnológica em informática, em sistemas de informação e de comunicações", e ter realizado, com aprovação, os seguintes cursos disponíveis gratuitamente na Plataforma NAU:

• Agentes Eleitorais - Membros de Mesa - www.nau.edu.pt/pt/curso/agentes-eleitorais-membros-de-mesa/

• Membros de Mesa - Cadernos Eleitorais Desmaterializados - http://www.nau.edu.pt/.../membros-de-mesa-cadernos.../

• Cidadão Ciberseguro - www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-ciberseguro/

Inscrições através do formulário disponível em https://formularios.iefp.pt/index.php/536914?lang=pt devem ser realizadas até à próxima terça-feira (dia 23 de abril).

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por violência doméstica. A vítima era a própria mãe

Pelo crime de violência doméstica, um homem de 62 anos foi detido pela GNR, no concelho de Viseu.
No seguimento de uma denúncia, que dava conta de uma alegada situação de violência doméstica, os militares deslocaram-se para o local onde o suspeito ameaçou a vítima, a própria mãe, uma mulher de 83 anos.
No seguimento das diligências policiais, o suspeito foi detido e apreendida uma arma de ar comprimido, a qual tinha sido utilizada para intimidar e ameaçar a vítima.
O homem foi detido e presente no Tribunal Judicial de Viseu, onde lhe foi decretada a medida de coação de afastamento da vítima.

Local/Regional

Cinfães: GNR deteve homem por posse ilegal de armas em contexto de violência doméstica

No âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Cinfães, um homem de 59 anos foi detido pela GNR.
Os militares apuraram que o agressor infligia violência verbal e física sobre uma mulher de 58 anos.
No decorrer das diligências policiais, a GNR realizou buscas e apreendeu duas caçadeiras, uma carabina, um revólver, uma arma de ar comprimido, 14 munições e 24 cartuchos.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Cinfães.

Desporto

Viseu: Joaquim Escada deixa Associação de Andebol e assume vice presidência da Federação (com áudio)

Joaquim Escada, que durante os últimos 14 anos liderou a Associação de Andebol de Viseu, deixou o cargo para avançar para a vice-presidência da Federação Portuguesa da modalidade. Depois de há uns anos ter recusado o convite, vai ocupar o novo cargo na próxima semana. 
À Dão Digital, Joaquim Escada, disse que se trata de um desafio em prol do andebol a nível nacional.
Depois da saída de Joaquim Escada, o novo presidente da Associação de Andebol de Viseu é Henrique da Conceição, até aqui vice-presidente da coletividade. Joaquim Escada considera que a associação está bem entregue.
O novo vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol não tem dúvidas que a prática do Andebol tem vindo a crescer na região e no país.

Desporto

Eleições para a AFV decorrem esta sexta-feira. José Carlos Lopes é recandidato à presidência

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) vai a eleições esta sexta-feira (19 de abril). O atual presidente, José Carlos Lopes, é candidato único para mais quatro anos à frente do organismo.
Aquando da recandidatura, José Carlos Lopes realçou a “transparência, dedicação e proximidade” como valores fundamentais para o segundo mandato. A lista, liderada pelo atual presidente, conseguiu o apoio de 88 Clubes/SAD’s /Núcleos de árbitros, num total de 94. 
O ato eleitoral para os órgãos sociais decorre na sede da AFV entre as 16h00 e as 21h00.