A Freguesia de Espinho, no concelho de Mangualde recebe, no domingo, 19 de julho, mais uma edição dos Carreiros da Transumância – Encontro de Pastores, um evento dedicado à valorização das tradições rurais e à homenagem aos homens e mulheres que mantêm viva a atividade pastoril.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, a iniciativa pretende reativar uma tradição, que serve de homenagem a quem se dedica à pastorícia. Atualmente são 15 os produtores/pastores em atividade na freguesia. Bruno Pinto refere, ainda, que o evento pretende incentivar os mais jovens para a atividade.
A iniciativa presta homenagem ao jovem pastor Daniel Couto, com uma visita ao cemitério marcada para as 9h00, reconhecendo o seu contributo para a comunidade e para a preservação das tradições locais.
O programa tem início às 08h30, com a concentração de tratores. Pelas 09h30, realiza-se o habitual passeio de tratores. O evento culmina com um almoço-convívio.
Ao longo da manhã haverá ainda um Encontro de Pastores e uma feirinha com produtos da freguesia, promovendo os sabores e produtos locais, como refere o autarca.
Os Carreiros da Transumância – Encontro de Pastores acontece no Largo da Capela de Santa Luzia, na freguesia de Espinho, no domingo.
Foto: Dão Digital