No âmbito do Mês Mundial da Doença de Alzheimer, a instalação vídeo-fotográfica DESAIO – Interrogação e reflexão visual sobre a impermanência, a fragilidade e a convivência com a demência está presente na Freguesia de Viseu e na FNAC Viseu até à próxima quarta-feira (30 de setembro), procurando aproximar a criação artística da comunidade e contribuir para um olhar mais humano e menos estigmatizado sobre a demência.
A Freguesia de Viseu acolheu a primeira sessão DOC + TALK, que juntou a exibição do documentário “DESAIO – um ensaio entre a arte e a presença do instante”, de Tomás Pereira, a uma tertúlia sobre memória, identidade e cuidado. A conversa, moderada por Romulus Neagu, contou com a participação de José Carreira, da cuidadora informal Amélia Antunes, do realizador Tomás Pereira e da psicóloga Emília Vergueiro (Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências).
A próxima sessão DOC+Talk acontece esta quinta-feira (24 de setembro), às 18h00, na FNAC Viseu, com a exibição do documentário “DESAIO – um ensaio entre a arte e a presença do instante”, seguida da tertúlia “Habitar o Instante”.
A sessão contará com a participação de José Carreira, lda Teixeira (atriz e formadora no projeto #ID Memória Futura), Ana Paula Alves (participante do projeto #ID Memória Futura). A moderação fica a cargo de Romulus Neagu (Bailarino, coreógrafo e mediador artístico).
Com uma programação que cruza arte, testemunhos e reflexões, DESAIO procura abrir espaço para uma conversa necessária sobre a demência, não apenas enquanto condição, mas enquanto experiência humana que envolve pessoas, relações, afetos, tempo e cuidado.