“Instrumentos Populares e Tradicionais” é a nova exposição que vai ocupar a Casa da Ribeira, em Viseu, a partir desta quinta-feira, dia 1 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Música. A inauguração está agendada para as 17h30.
Organizada pelo Município de Viseu, através da Casa da Ribeira, em colaboração com o Museu Etnográfico de Silgueiros, a exposição reúne uma diversidade de instrumentos tradicionais, revelando não apenas a dimensão musical, mas também as histórias, saberes e memórias que lhes estão associados.
Com o mote “A música não se vê, sente-se. E os instrumentos são a morada do que não tem fim”, a mostra propõe, segundo a autarquia viseense, uma viagem por diferentes regiões de Portugal, através de instrumentos construídos em materiais tão diversos como madeira, pele, metal, barro ou cana.
O percurso expositivo está organizado em quatro famílias sonoras, definidas a partir do elemento que vibra para produzir o som: cordofones – a corda que canta; membranofones – a pele que pulsa; idiofones – o corpo que ressoa; e aerofones – o sopro que respira.
Os visitantes são, assim, convidados a escutar com a imaginação e a reconhecer, nos cerca de 60 instrumentos expostos, não apenas objetos, mas fragmentos de uma memória coletiva que atravessa gerações - “Vistos separadamente, cada instrumento conta a sua própria história; juntos, compõem a orquestra de um povo”.
Foto: Município de Nelas