A APPJuventude - Associação Portuguesa de Profissionais de Juventude e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões assinaram um Protocolo de Cooperação Institucional e Técnica no âmbito do projeto «CRJ+ | Conselhos Regionais de Juventude: da Ideia à Prática». A assinatura decorreu na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades, à margem da reunião ordinária do Conselho Intermunicipal.
O protocolo foi assinado por João Azevedo, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, e Hilário Matos, presidente da Direção da APPJuventude. Formaliza um percurso de cooperação com os municípios para reforçar a participação dos jovens nas decisões públicas e preparar mecanismos de participação à escala intermunicipal.
O trabalho a desenvolver irá partir das experiências e necessidades dos jovens da região. A mobilidade entre municípios, o acesso à educação e ao emprego e as condições para permanecer ou regressar ao território são exemplos de temas que poderão ser trabalhados nesse processo, com prioridades construídas com os participantes.
A parceria prevê a capacitação de técnicos e profissionais de juventude, a mobilização de jovens e organizações locais e a realização de momentos de auscultação e diálogo com decisores. Inclui ainda o apoio à cooperação entre Conselhos Municipais de Juventude, quando existentes, e a preparação de propostas comuns entre municípios.
Um dos objetivos é apoiar a criação e operacionalização de uma futura Comissão Intermunicipal de Juventude.
À APPJuventude cabe o apoio metodológico e técnico, a facilitação das atividades e a disponibilização de ferramentas de participação, acompanhamento e avaliação. A CIM Viseu Dão Lafões assegura a articulação institucional com os municípios e os serviços relevantes, promovendo as condições para o envolvimento dos técnicos, dos decisores e dos jovens do território.
A cooperação abrange Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
O projeto é financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+ Juventude.