Mortágua: Câmara Municipal isenta taxas de esplanadas e toldos na via pública até ao final do ano

A Câmara Municipal de Mortágua aprovou a isenção de pagamento de taxas relacionadas com a ocupação da via pública com esplanadas e toldos, até ao final deste ano de 2022.
A medida excecional pretende, segundo a autarquia, apoiar o setor do comércio e restauração, "que há largo tempo vive num contexto de grande dificuldade económica devido ao prolongamento da situação epidemiológica e ao grau de incerteza quanto à duração da mesma, com forte impacto negativo nos negócios".
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, refere que a medida é “um contributo do município para apoiar e incentivar um setor que tem sido dos mais afetados pela crise pandémica e que está muito sujeito às oscilações da covid, com os condicionamentos legais daí decorrentes no seu funcionamento normal”.
Além da medida de isenção de taxas associadas à ocupação do espaço público, a Câmara Municipal de Mortágua pretende, no decurso de 2022, envolver os comerciantes na criação de um programa estruturado de relançamento do comércio local, sendo que "o ponto de partida passa por auscultar os próprios, no sentido de identificar pontos fortes e pontos fracos nos vários setores, discutir ideias e propostas, e definir uma estratégia conjunta para promover a dinamização, modernização e sustentabilidade do comércio local”.
Esse programa assenta, como refere a autarquia em comunicado, num conjunto de ações, tais como disponibilizar ajuda especializada ao nível do marketing, para que o comércio local se adapte e se modernize em termos da adoção de canais e formatos de comunicação adequados e com uma maior flexibilidade perante os novos hábitos de consumo; estimular a modernização tecnológica como resultado da adesão dos comerciantes ao trabalho de marketing; e fomentar o trabalho colaborativo entre o comércio local, as associações do concelho, e a gestão dos espaços públicos e equipamentos do município, no tocante à realização de iniciativas abertas ao público.


Publicidade

 

 


2022-01-21 15:39:07
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Local

Farmácias do distrito de Viseu aderem a campanha solidária ABEM até 25 de maio

Arrancou esta segunda-feira (16 de maio), nas farmácias aderentes do distrito de Viseu, a angariação de fundos da campanha “1€ abem”, promovida a favor do Programa abem:.
A iniciativa, que decorre até dia 25 maio, convida os portugueses a doarem um euros ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado pela ação será inteiramente aplicado na aquisição de medicamentos, produtos e serviços de saúde para os beneficiários abrangidos pelo programa.

“O Programa abem: ajuda os mais vulneráveis, permitindo-lhes ter a sua medicação de forma gratuita. 
“De 16 a 25 de maio somos todos convidados a doar um euro para ajudar as famílias mais carenciadas a terem acesso aos medicamentos prescritos que necessitam para viver. Esta campanha é essencial para combater a exclusão onde ela mais dói, na saúde!”, apela António Costa, farmacêutico.
No distrito de Viseu existe uma rede de 40 Farmácias abem: onde os 313 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem: a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 21.920 embalagens de medicamentos no distrito de Viseu no âmbito do programa.
Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 16 e 25 de maio, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7

- Via MBWAY: 932 440 068
A Associação Dignitude, promotora do Programa abem:, emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org.

Do distrito são vários os municipios que se associaram à iniciativa:
Mangualde; Nelas; Viseu; Castro Daire; Mortágua; Oliveira de Frades; Penedono e Tabuaço

 

Local

Centro Hospital Tondela Viseu faz rastreio ao cancro da pele na quarta-feira

O Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu realiza, na próxima quarta-feira, dia 18 de maio, uma ação de rastreio ao cancro da pele, no âmbito do Dia do Euromelanoma.
A campanha é, segundo a unidade hospitalar, destinada destina-se apenas a quem apresente história de queimaduras solares na adolescência, sinais novos, modificação visual de sinais antigos ou algum tipo de ferida que não esteja a cicatrizar e ainda antecedentes pessoais ou familiares de melanoma.
"O rastreio é limitado a 30 pessoas e carece de inscrição prévia, realizada diretamente junto do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (232 420 500 – extensão 12509)", refere.
Os exames são efetuados entre as 8h30 e as 11h00.
"Durante este período será ainda distribuída informação ao público em geral, no serviço de Consulta Externa, com indicações de cuidados a ter na prevenção do cancro da pele", acrescenta o Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Cultura

Oliveira de Frades assinala o Dia Internacional dos Museus

O Museu Municipal de Oliveira de Frades preparou uma visita aos "Bastidores do Museu", entre as 21h00 e as 22h00 de quarta-feira (18 de maio), para assinalar o Dia Internacional dos Museus.
"Uma forma diferente de visitar o museu, que se estende para lá das salas de exposição e que dará a conhecer as reservas, os espaços técnicos e os tratamentos aplicados na conservação dos objetos das coleções", refere a Câmara Municipal de Oliveira de Frades.
Também está em exibição no museu, até o dia 27 de maio, a exposição temporária “Como a BD nos conta o Holocausto”.

Local

Cinfães: um homem detido por tráfico de droga

Por tráfico de droga, um homem de 41 anos foi detido pela GNR no concelho de Cinfães.
No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares fiscalizaram uma viatura e verificaram que o condutor evidenciou um comportamento suspeito. No decorrer da ação foi realizada uma revista de segurança e uma busca ao veículo, culminando na apreensão de 87 doses de haxixe.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Cinfães.

Local

Câmara de Mangualde investe cerca de 120 mil euros para melhorar condições da EN16

A Câmara Municipal de Mangualde está a “melhorar as condições de circulação e de segurança rodoviária” da Estrada Nacional 16 (EN 16), num investimento municipal de cerca de 120 mil euros.
Segundo a autarquia, a empreitada em curso “contempla a substituição de todos os sinais verticais e a pintura termoplástica com adição de pérolas refletoras em todos os troços” do concelho mangualdense.
O troço que está a ser intervencionado “está sob administração do município de Mangualde desde o limite com o concelho de Viseu e o limite com o concelho de Fornos de Algodres.
“Proceder-se-á ainda ao complemento de sinalização, vertical e horizontal, em pontos considerados críticos, como, por exemplo, a reta da Sra. do Castelo/Cruzamento de Almeidinha e a curva que antecede o cruzamento da Cunha Alta”.

Local

Chuva, mas pouca. Temperatura vai subir na região de Viseu (com áudio)

Esta semana ainda vai ser de alguma instabilidade na região de Viseu. Para esta terça-feira (17 de maio) estão previstos aguaceiros, mas a melhoria do estado do tempo vai ser gradual, como refere a meteorologista Alexandra Fonseca, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A temperatura máxima pode chegar aos 30 graus no final da semana.