Oliveira de Frades: Exposição de banda desenhada no Museu Municipal

O Museu Municipal de Oliveira de Frades acolhe até ao dia 02 de outubro uma exposição temporária de banda desenhada com o título “A Portuguesa: História de um Hino”, da autoria de José Pires, refere uma nota de imprensa.
“Esta exposição conta-nos como “A Portuguesa” se tornou no Hino Nacional português, segundo a versão de José Pires (1935-2020), em doze painéis de grande formato para melhor apreciar os detalhes de cada vinheta”, esclarece o documento.
A mostra, refere, é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Oliveira de Frades e da sua congénere de Moura e ainda pelo Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav), com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Viseu Marca e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor: Francisco Lopes (em estágio curricular)
2022-08-11 16:07:12

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local

Santa Comba Dão: 'Coisas de Cá' dinamiza comércio do concelho até dia 08 de janeiro

O município de Santa Comba Dão está a promover até dia 08 de janeiro, a edição de Natal da iniciativa "Coisas de Cá", com o objetivo de promover e dinamizar o comércio local.
Segundo a autarquia está a ser seguido "o modelo dos anos anteriores, com a atribuição de uma senha aos consumidores por cada 10 euros de compras nos estabelecimentos aderentes".
"Esta senha habilita, automaticamente, o cliente a ganhar um prémio de mil euros, quatro de 500 euros, 20 de 200 euros e 30 prémios de 100 euros, num total de 10.000 euros", acrescenta.


 

Local

Nelas conta com o tradicional Mercado de Natal a partir deste sábado

Para assinalar a época festiva, a Câmara Municipal de Nelas promove, entrebeste sábado (10 de dezembro) e 18 dezembro, o Mercado de Natal. Evento que reúne, no Mercado Municipal, um conjunto de iniciativas que vão desde exposições de artesanato e de produtos endógenos do concelho, a gastronomia, animação musical, uma feira do livro, desporto, diversões e solidariedade.
"E porque o Natal é uma época muito especial para os mais pequenos, preparámos atividades como o Espaço Criança, com o Trono do Pai Natal, Workshops, Pinturas Faciais entre outras atividades divertidas, e muitas atrações como animações, um Carrossel Mágico e muitas guloseimas deliciosas", refere a autarquia de Nelas.

Local

IPV lança Concurso de Projetos de Ignição e Provas de Conceito INOV

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) lançou um Concurso de Projetos de Ignição e Provas de Conceito INOVC+, que de destina a incentivar e estimular docentes, investigadores e empreendedores que desenvolveram projetos de I&D+I a explorarem o potencial comercial. Cada projeto selecionado terá um apoio financeiro até 6.500 euros para apoio técnico e logístico, incluindo a aquisição materiais e reagentes de laboratório, para o desenvolvimento de Projetos de Ignição e Provas de Conceito.
O Concurso de Projetos de Ignição e Provas de Conceito INOVC+ pretende ajudar os projetos de docentes, investigadores e empreendedores do Instituto Politécnico de Viseu a avançar no caminho translacional para estágios de desenvolvimento robustos o suficiente que possam ser alvo de proteção da Propriedade Intelectual e/ou serem contratados em atividades com a indústria e/ou investidores, incluindo o licenciamento, ou até mesmo da constituição de uma spin-off de base tecnológica num prazo de um a dois anos.
No âmbito do concurso, o IPV atribuirá apoio técnico e logístico a projetos que visem a elaboração de testes ou prototipagem de produtos ou serviços resultantes de investigação científica ou aplicada, com vista à valorização comercial de resultados de investigação. Mas, também, que proponham novas soluções em áreas altamente promissoras, tais como, a Agricultura, Floresta, Mar, Turismo, TICE, Materiais, Biotecnologia, e Saúde e Bem-Estar. E, ainda, que promovam a divulgação científica, participação e compromisso público, e outreach.
Para além disso, apoiará projetos que já demonstraram resultados bem-sucedidos em termos de I&D, mas precisam de validação adicional ou projetos que progrediram além do estágio em que as oportunidades de financiamento de I&D normalmente estão disponíveis, e é improvável que o capital da indústria ou de um investidor seja garantido nesse estágio.
As candidaturas podem ser submetidas até às 23h59 horas do dia 16 de dezembro, de forma individual ou em parceria, por todos os docentes, investigadores e empreendedores, que desenvolvem atividades de investigação em entidades ligadas ao Instituto Politécnico de Viseu, ou a unidades associadas ou participadas por esta.

Local

Nelas assinala os 170 anos do concelho

Esta sexta-feira (09 de dezembro), Nelas está a assinalar os 170 anos do concelho. As atividades comemorativas decorrem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 15h00, com a palestra "Uma data para a História" e Tesouros da Memória. O Património como expressão da dinâmicas da comunidade de Nelas", por Carlos Mota Veiga, Historiador, e Fátima Eusébio, Coordenadora do Departamento dos bens Culturais da Diocese de Viseu. A moderação fica a cargo de José Albuquerque Vaz, Presidente da Assembleia Municipal de Nelas. Segue-se uma atuação "Manifesto" pelos alunos do Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Nelas, com participação musical de Filomena Afonso Andrade.
A celebração prossegue com a inauguração da exposição "170 Anos do Concelho de Nelas. A Ancestralidade se uma Geografia na Construção de um Território", patente no Mercado Municipal até ao dia 18 de dezembro.
A par da celebração dos 170 anos do Município de Nelas é comemorado também o 20º Aniversário da Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, com a  exposição fotográfica documental "20 Anos da Biblioteca Municipal António Lobo Antunes", a entrega de Diplomas e de Prémios "20 anos, 20 Leitores", aos melhores leitores da biblioteca, e ainda a exposição comemorativa do Dia Internacional do Voluntariado "A Pegada Mágica", e entrega de diplomas aos voluntários participantes nas diferentes iniciativas promovidas pelo Banco Local de Voluntariado de Nelas, ao longo deste ano de 2022.

Local

Nelas: 'No Concelho Temos Tudo Para Si… Neste Natal Compre Local' arrancou esta sexta-feira

Em Nelas arrancou esta sexta-feira, dia 09 de dezembro, a campanha de incentivo às compras no comércio tradicional, “No Concelho Temos Tudo Para Si… Neste Natal Compre Local!”, e que este ano acrescenta os setores da restauração, hotelaria e pastelarias do concelho, como incremento e dinamização da economia local.
Na campanha são sorteados 150 vouchers, de 15 euros cada, perfazendo o valor total de 2.250 euros, no dia 16 de janeiro de 2023. Por cada 25 euros em compras nas lojas aderentes e assim sucessivamente por cada múltiplo de 25 euros, até ao máximo de cinco cupões, serão atribuídos vouchers de participação facultados pelo comerciante ao cliente, que o deve preencher com os seus dados pessoais de forma completa e legível, sob pena do mesmo não ser considerado, bem como carimbados/assinados pelos comerciantes. Os vouchers devem ser gastos em valor igual ou superior, até dia 31 de março de 2023, nas lojas aderentes da campanha, que se encontram devidamente identificadas.

Local

Viseu: aviso amarelo por causa da chuva e neve que pode cair no fim-de-semana no distrito

O distrito de Viseu continua sob aviso amarelo devido à previsão de chuva que por vezes pode ser forte. Os técnicos da meteorologia preveem ainda a possibilidade de a chuva ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento. O aviso amarelo estende-de, pelo menos, até às 15h00 desta sexta-feira (09 de dezembro).
O aviso amarelo volta a estar em vigor a partir das 21h00 de sábado (10 de dezembro) e até às 06h00 de domingo, devido à previsão da queda de neve.
As previsões apontam para neve acima de 1100 metros, com acumulação acima de 1200 metros, que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) poderá ser de cinco centímetros.
A Proteção Civil alerta para possíveis perturbações causadas pela queda de neve e formação de gelo, nomeadamente vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimento de locais prejudicados.