Turismo Centro de Portugal homenageou personalidades, entre eles, Jorge Coelho e Almeida Henriques

A Turismo Centro de Portugal homenageou, esta quinta-feira (15 de julho), várias personalidades que se "destacaram em benefício da atividade turística, numa cerimónia emotiva" em que foram recordadas pessoas que desapareceram recentemente. A ocasião serviu também para entregar os prémios anuais da Turismo Centro de Portugal.
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou o facto de que as distinções “não são apenas prémios de reconhecimento e de mérito”. “O que aqui celebramos é a marca Centro de Portugal. Uma marca com um percurso notável nos últimos anos, que foi capaz de ganhar o seu próprio posicionamento no contexto nacional e internacional, num percurso que nos honra e orgulha a todos”, considerou.
“Anualmente, reconhecemos aqueles que se destacaram do ponto de vista do empreendedorismo e académico. Hoje, quisemos também homenagear personalidades que de alguma forma emprestam a sua notoriedade à marca Centro de Portugal. E quisemos também homenagear a memória associada ao arrojo, à coragem e ao trabalho das personalidades que homenageamos a título póstumo. Foram personalidades inesquecíveis e continuamos a contar com o legado que nos deixaram”, acrescentou Pedro Machado.
Presente na cerimónia, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, deixou uma mensagem de ânimo e conforto para todos os presentes. “Celebrámos pouco no ano passado, celebramos ainda muito pouco este ano e precisamos de celebrar mais. O Turismo é um setor de afetos, um setor de pessoas para pessoas.  Deixo uma palavra de ânimo para quem hoje vê o seu trabalho ser reconhecido e para todos nós, que temos de dar o nosso melhor para sairmos destes tempos difíceis”, sublinhou a governante.

Uma homenagem aos que já partiram…
A entrega de prémios começou "com um momento particularmente tocante" quando, na presença dos familiares, foram homenageadas personalidades que já não estão entre nós e que muito fizeram pela região Centro de Portugal. Foram elas Jorge Coelho (político, gestor e empresário de Mangualde), Carlos Bernardes (presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras), João Ataíde das Neves (deputado, secretário de Estado e presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz) e António Almeida Henriques (secretário de Estado e presidente da Câmara Municipal de Viseu).
Foram igualmente distinguidas pessoas e instituições que levam mais longe a marca Centro de Portugal a nível turístico. Este ano, os prémios foram atribuídos à Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, na figura da sua presidente, Olga Cavaleiro; à Associação da Rota da Bairrada, com Jorge Sampaio a receber a distinção; ao chef Diogo Rocha, do restaurante premiado Mesa de Lemos; e ao músico, compositor e intérprete José Cid, que celebra 60 anos de carreira e que presenteou a audiência com a interpretação de dois temas, ao piano.
Finalmente, foram entregues os prémios anuais da Turismo Centro de Portugal: o Prémio José Manuel Alves - Concurso de Empreendedorismo Turístico e o Concurso de Teses Académicas, que premeia as melhores teses de doutoramento e mestrado no âmbito do Turismo.
O júri final da 6.ª edição dos Prémios José Manuel Alves agraciou três candidatos. O projeto “Contigo, Há Descoberta", de Maria José Fonseca, presidente da ASTA - Associação Sócio Terapêutica de Almeida, foi o grande vencedor. Esta é uma iniciativa desenvolvida na Aldeia Histórica de Almeida, em que pessoas com deficiência trabalham ativamente num projeto de turismo social e de natureza.
Na segunda posição ficou o projeto “Escape Out”, de Hélder Duarte, que  leva para o exterior o conceito de “Escape Rooms”, fomentando os passeios e caminhadas pelas cidades e dando a conhecer as zonas históricas dos espaços urbanos apenas com o telemóvel e em família ou com o grupo de amigos.
O terceiro lugar foi para o projeto "GUIA - Guia de Utilização Interativa Aplicado ao Turístico do Estrela Geopark", da Associação Geopark Estrela. Este projeto visa uniformizar a informação da oferta turística de todo o território do Estrela Geopark numa só plataforma, permitindo aos visitantes a construção de itinerários de acordo com os seus interesses.
O júri do 5.º Concurso de Teses Académicas premiou, como autora da melhor Tese de Mestrado, Ana Martins Maia, com a tese "Fatores Críticos de Sucesso em Estabelecimentos Hoteleiros: o Caso das Pestana Pousadas de Portugal". A melhor Tese de Doutoramento foi para "Sistemas de Gestão de Destinos Turísticos: Contribuições para a sua Adoção e Implementação", da autoria de João Pedro Estêvão.

Publicado por: Irene Ferreira
2021-07-16 15:49:41

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Futebol: Ac. de Viseu joga com o Sporting, no domingo. Academistas esperam vencer (c/ áudio)

O Académico de Viseu defronta o Sporting CP no domingo (25 de outubro), no Estádio José Alvalade, em jogo referente à 9.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2026/27.
Na antevisão ao encontro, o treinador academista, Bruno Pinheiro, assumiu, aos jornalistas, as dificuldades esperadas frente aos “leões”, no entanto garantiu que a vitória e consequente conquista dos três pontos é o objetivo.

O jogo entre o Sporting e o Académico, no domingo, acontece às 20h30.
O Sporting ocupa o 3º lugar da tabela classificativa, com 18 pontos, enquanto o Académico de Viseu está na 5ª posição, com 14 pontos.

Local/Regional

Tondela avança com a 2ª edição do Trilho 2.0. A iniciativa arranca na quarta-feira

O Trilho, o projeto, promovido pelo Município de Tondela, que desafia os jovens do concelho a desenvolverem competências criativas e tecnológicas através de experiências nas áreas do cinema, programação e desenvolvimento de videojogos, está de volta para a segunda edição.  O projeto está aberto a alunos do 7.º ao 12.º anos de escolaridade.
O Trilho propõe aos participantes dois caminhos distintos, um dedicado ao Cinema e Design de Som, cujas atividades e ações formativas decorrem a partir de quarta-feira (28 de outubro), sempre às quartas-feiras. O outro trilho, destinado ao Desenvolvimento de Videojogos e Modelação 3D, tem início no dia 30 de outubro, funcionando sempre às sextas-feiras.
Segundo a autarquia de Tondela, as atividades são presenciais e gratuitas.  

Local/Regional

Clero da Diocese viseense reúne-se, esta semana, em retiro anual. Acontece no Seminário de Viseu

A Diocese de Viseu promove, entre esta segunda e quinta-feira (de 26 a 29 de outubro), o retiro anual destinado a todo o clero diocesano. O encontro terá lugar no Seminário de Viseu e será orientado pelo Padre Francisco Cortês Ferreira.
O retiro tem início esta segunda-feira, às 10h00, e termina na quinta-feira, após o almoço.
O Bispo de Viseu, D. António Luciano, que estará presente, convida todos os sacerdotes e diáconos a participar neste retiro, como um tempo privilegiado de oração, meditação, silêncio e reflexão. O Prelado convida também todo o povo de Deus à oração pela santificação dos sacerdotes em retiro.
De acordo com a Diocese, estes dias representam “uma oportunidade de renovação espiritual e de aprofundamento da comunhão entre o clero, essencial para fortalecer a espiritualidade do presbitério e renovar a missão da Igreja”.

Local/Regional

Mangualde: Jornada Anual da CPCJ acontece na quarta-feira, com sala esgotada (c/ áudio)

“Crianças e Jovens, o Direito a Ser Feliz” volta a ser o tema da 5ª Jornada Anual da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mangualde. A iniciativa decorre na quarta-feira (28 de outubro), no auditório da Biblioteca Municipal.
Helena Antunes, presidente da CPCJ de Mangualde, explica que o objetivo da jornada passa partilhar experiências e conhecimentos para reforçar a atuação na defesa dos direitos das crianças e jovens. 

Ao longo do dia são várias as temáticas em cima da mesa e abordadas por diversas personalidades da região e também conhecidas a nível nacional, como é o caso do Psicólogo Clínico Eduardo Sá.
“A criança no centro: o direito a brincar e a crescer “, “O direito a crescer protegido” e “Proteger para ser feliz” são alguns dos temas a abordar pelos oradores convidados.
A sessão de encerramento conta com a presença de  Inês Coutinho, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. As inscrições para a jornada estão esgotadas, o que deixa a presidente da CPCJ de Mangualde satisfeita. Helena Antunes sublinha que o interesse na iniciativa reflete o trabalho desenvolvido no concelho.

A edição deste ano da Jornada Anual da CPCJ, na quarta-feira, conta, ainda, com uma visita ao Palácio dos Condes de Anadia.

Local/Regional

Mangualde: queima deu origem a incêndio, em Fundões, esta sexta-feira

A realização de uma queima, na aldeia de Fundões, no concelho de Mangualde, provocou um incêndio em terreno agrícola na tarde desta sexta-feira (23 de outubro). O alerta foi dado pelas 15h06, sendo que cerca de meia hora depois, a ocorrência foi dada como controlada, apesar da dificuldade de acesso ao local, como referiu, à Dão Digital, fonte dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
Para o local foram mobilizados seis operacionais e duas viaturas.

Local/Regional

Museu do Caramulo prolonga xxposição 'Fórmula Mágica', até ao final deste ano

A exposição “Fórmula Mágica”, dedicada à Fórmula 1, no Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, foi prolongada até 31 de Dezembro.
Desde a abertura, a 18 de julho, a mostra já recebeu mais de 80 mil visitantes. A exposição reúne automóveis históricos, peças originais ligadas a grandes figuras da Fórmula 1 e experiências interactivas que transportam o público para o universo da competição automóvel.
No âmbito da renovação da exposição, os monolugares Williams FW14 e FW16, e os Lotus 100T e 97T/2 deixam de estar presentes. Em contrapartida, a mostra recebe um novo protagonista: o Lotus 80/02, de 1979, pilotado por Mario Andretti, um dos nomes incontornáveis da história da Fórmula 1.
Entre os automóveis que continuam em exposição encontram-se modelos que marcaram diferentes épocas da Fórmula 1, como o Ferrari F1-2000, com o qual Michael Schumacher conquistou o título mundial de 2000, o Copersucar FD04, de Emerson Fittipaldi, e o Van Diemen RF81, de Ayrton Senna.
O público pode ainda descobrir uma colecção de artefactos originais associados a figuras históricas da modalidade, experimentar simuladores e mergulhar na experiência imersiva “The Senna Experience”, que coloca os visitantes ao volante de um monolugar de F1, recriando as emoções da condução em pista.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.

Política de Privacidade e Cookies