Diversas armas foram apreendidas pela GNR no concelho de Tabuaço e um homem foi detido

Por posse ilegal de armas, a GNR deteve um homem de 50 anos no concelho de Tabuaço.
No âmbito de uma denúncia que o suspeito teria, ilegalmente, diversas armas em casa, os militares realizaram uma busca domiciliária, e apreenderam diverso material. Nomeadamente três espingardas de caça com lanternas e lasers acoplados, duas carabinas (uma com silenciador), duas pistolas, oito carregadores, três velas de pólvora seca com cordão detonante, quatro detonadores, 5,5 metros de cordão detonante, 207 cartuchos e179 munições de diversos calibres, entre outro material.
O detido foi constituído arguido, e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Autor: Irene Ferreira
2021-07-20 12:08:16

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Semana da Leitura de Tondela arrancou esta segunda-feira

A Semana da Leitura, em Tondela, iniciou esta próxima segunda-feira (18 de março). A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro associou-se mais uma vez à iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que pretende celebrar e incentivar à leitura.
Este ano, no concelho tondelense o evento inclui encontros com quatro autoras, que vão passar por várias escolas do 1º ciclo, reunindo com centenas de alunos.
A primeira escritora a pisar o evento é Lúcia Morgado que esta segunda-feira leu o seu livro “Histórias com sabor a amizade”.
Esta terça-feira é a vez de Fátima Pereira, autora natural do concelho, reunir com as crianças, num encontro que terá como pano de fundo o livro “Pixie e o cardume colorido”.
Joana Mota, outra escritora natural de Tondela, passa pelo evento na quinta- feira para falar sobre a sua obra “A casa amarela que tem mais do que janelas”.
A Semana da Leitura termina na sexta-feira com a participação de Luísa Rosmaninho, que apresenta a obra “O Príncipe das Mãos Pequenas”.

Local/Regional

Museu do Caramulo e empresa de meias juntam-se para recuperar automóveis históricos

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, e a Heel Tread, a marca nacional de meias ligadas ao tema do automobilismo, lançaram o programa “Restauro a Meias”, que pretende apoiar e documentar a recuperação de automóveis históricos.
De acordo com o museu, o primeiro projeto do programa será "um glamoroso Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce, de 1961, e cujo plano de recuperação irá incluir a decapagem completa e afinação da carroçaria, chaparia, assim como uma merecida pintura nova, além da reparação de peças como cromados, manómetros, interiores, afinações de suspensão, travões e motor".
O restauro será realizado nas oficinas do Caramulo Experience Center, inaugurado em 2022 pelo Museu do Caramulo, "e será devidamente documentado e comunicado, através das redes sociais do Museu do Caramulo e da Heel Tread, mostrando a evolução dos trabalhos".
No final do restauro, o regresso do Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce à estrada será assinalado com o lançamento de um par de meias comemorativas e alusivas ao modelo e ao projeto.

Local/Regional

Viseu: árvore centenária da Quinta da Cruz é abatida esta terça-feira, por motivos de segurança

No concelho de Viseu, uma árvore vai ser abatida devido, segundo a Câmara Municipal, a preocupações com a segurança pública. Trata-se, de acordo com a autarquia viseense, de uma “Sequoiadendron giganteum” de 151 anos, localizada na mata da Quinta da Cruz. O exemplar é abatido esta terça-feira, dia 19 de março. "A árvore, que tem sido acompanhada desde 2016, mostrou uma degradação progressiva da sua saúde, comprometida por uma podridão cúbica castanha instalada em grande parte do seu tronco", explica.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Viseu adianta que após avaliações regulares realizadas por entidades independentes e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos anos de 2016, 2019, 2021 e 2022, "constatou-se uma evolução negativa na fitossanidade da árvore".
A decisão pelo abate surge como uma medida de prevenção contra potenciais acidentes, "visando proteger tanto as pessoas quanto os bens no local". "Apesar da importância social, histórica, cultural, ambiental e paisagística do exemplar, a segurança da comunidade prevaleceu nas considerações das autoridades responsáveis" acrescenta.
Em reconhecimento ao valor da “Sequoiadendron giganteum”, a autarquia de Viseu deu início a um processo de colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a recolha de material vegetal. "O objetivo é permitir a criação de clones do exemplar, numa tentativa de preservar o seu legado genético e a sua contribuição para a biodiversidade local", conclui.

Local/Regional

Mangualdense Carlos Rodrigues, edita livro com tradições e saberes do concelho (com áudio)

“Estórias e Contos” é o título do livro, da autoria de Carlos Rodrigues, que retrata o tempo dos pais e avós no mundo rural característico do concelho de Mangualde.
Carlos Rodrigues aproveitou os artigos que há 25 anos escreve e publica nos jornais de Mangualde para, numa compilação, como diz, os perpetuar no tempo, como contou à Dão Digital.
No livro, que tem 221 páginas, Carlos Rodrigues realça contos que lhe foram dados a conhecer, por exemplo, pela avó e fala de crenças e tradições que nos dias de hoje já não são realizadas.
O autor do livro “Estórias e Contos” apresenta-se na obra como alguém que transmite os saberes que colheu ao longo da vida.
“Estórias e Contos” pode ser encontrado na Papelaria Adrião e na secretaria do Complexo Paroquial. Carlos Rodrigues não descarta a possibilidade de avançar para um segundo volume, uma vez que ainda guarda diversos temas.

Educação

Escola Superior de Educação de Viseu acolhe dois dias dedicados à Comunicação Social

Na quarta e quinta-feira (dias 20 e 21 de março), decorrem os dias de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
A iniciativa celebra os 29 anos do curso de licenciatura em Comunicação Social e este ano o enfoque são, segundo o IPV, as temáticas da liberdade de expressão e dos direitos humanos no jornalismo, a par com os media locais enquanto espaços de resistência. Haverá ainda palestras com diplomados da Escola Superior de Educação de Viseu e com profissionais da área da Comunicação.
 

 

 

 

Local/Regional

Feira de São Mateus é considerada a Melhor Festividade Ibérica

A Feira de São Mateus, em Viseu, é a Melhor Festividade Ibérica, uma distinção atribuída nos Iberian Festival Awards que decorreram em Granada, Espanha. A lista de nomeados incluía um total de nove eventos, a grande maioria realizados em Portugal, como por exemplo a Expofacic, as Festas do Mar, o Carnaval de Loulé ou a Noite Branca Algarve. 
É a primeira vez que a mais antiga e secular Feira da Península Ibérica recebe o prémio. Na edição de 2023, a distinção tinha sido atribuída às Festas do Mar, em Cascais, sendo que o São João do Porto e a Expofacic também foram distinguidos em edições anteriores.
Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feira de São Mateus, refere que “não podíamos estar mais satisfeitos, com esta distinção, que assume uma importância acrescida, também, pelo facto de resultar de uma votação do público, ou seja, de quem nos visita, e isso é um claro sinal de aprovação do nosso trabalho”.
“Este prémio vem reforçar a nossa convicção de que estamos no caminho certo para impulsionar, cada vez mais, este grande evento que há muito passou as fronteiras da região de Viseu e também do país, e recebendo agora este reconhecimento a nível ibérico”, explica o responsável.
Pedo Alves acrescenta que a Viseu Marca procura trazer novidades a cada edição da Feira de São Mateus, “mas sem esquecer que este é o mais antigo evento do género realizado no país, com mais de 600 anos de história. Dando resposta às exigências de todos os públicos, juntamos tradição e inovação e este prémio vem comprovar que a nossa aposta está a dar frutos, agrada a quem nos visita, e é para os nossos visitantes que nós idealizamos, ano após ano, cada edição da Feira”.