Ciclismo: Volta a Portugal percorre o país até dia 15 de agosto

Arranca esta quarta-feira (04 de agosto) a 82ª Volta a Portagal em bicicleta.  A prova rainha do ciclismo decorre até 15 de agosto e vai ligar Lisboa a Viseu no total de 1568,2 quilómetros. Conta com um prólogo e 10 etapas.
A primeira etapa será de homenagem a Joaquim Agostinho, com Torres Vedras a ser o ponto de partida de 175,8 quilómetros até Setúbal, onde a meta está instalada depois da passagem pela contagem de segunda categoria no Alto da Arrábida, sempre propícia a ataques-surpresa das maiores figuras do pelotão, este ano composto por 19 equipas, entre as quais a Movistar, a primeira formação WorldTour a participar na prova desde 2011.

Para a segunda tirada está reservada a única ‘estreia’ desta edição, a da cidade alentejana de Ponte de Sor, que acolhe o início de 162,1 quilómetros até ao empedrado da Avenida Nuno Álvares, no centro de Castelo Branco, onde os ‘sprinters’ terão uma das raras oportunidades para brilhar até Viseu.

No sábado, 07 de agosto, é dia de ‘etapa rainha’ da Volta a Portugal, com o ponto mais alto de Portugal continental a ‘coroar’ uma jornada de 170,3 quilómetros a partir da Sertã, que inclui quatro contagens de montanha, a última das quais, a única de categoria especial, a coincidir com a meta instalada na Torre.

Antes do dia de descanso, o pelotão ainda terá pela frente, na quarta tirada, 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda, onde dois prémios de montanha de terceira categoria aguardam os corredores dentro do perímetro urbano da cidade mais alta de Portugal, à qual chegarão já depois de terem ultrapassado uma segunda categoria menos de 30 quilómetros antes do final.

Cumprida a única pausa desta edição, é altura de regressar à estrada para a quinta etapa, com a partida para os 171,3 quilómetros até Santo Tirso, mais concretamente o alto do Santuário da Nossa Senhora da Assunção, a ser dada em Águeda para homenagear os que em 1978 conseguiram, pela primeira vez, roubar protagonismo a Lisboa e Porto ao receber o final da Volta a Portugal desse ano - até aí, a prova sempre terminara ora numa, ora noutra cidade.

O sétimo dia de competição será inteiramente minhoto, com uma ligação de 182,4 quilómetros entre Viana do Castelo e Fafe, onde os homens rápidos terão uma palavra a dizer, na antessala da etapa mais longa desta edição, a sétima, que vai começar em Felgueiras e percorrer 193,2 quilómetros até Bragança.

Será também da cidade brigantina que começa a oitava tirada, uma jornada de 160,7 quilómetros que vai terminar em Montalegre, mais concretamente na Serra do Larouco, após a sempre difícil (e amiúde invernal) subida de 10 quilómetros até ao segundo ponto mais alto de Portugal Continental, a uma altitude de 1.503 metros.

Os candidatos enfrentam, no sábado, 14 de agosto, o penúltimo desafio na última etapa montanhosa: desde Boticas ao alto da Senhora da Graça (Mondim de Basto), os corredores percorrem 145,5 quilómetros e têm pela frente dois prémios de montanha de primeira categoria, o último na tão carismática chegada ao topo do Monte Farinha.

Será Viseu, no entanto (e pela sétima vez), a definir a classificação geral final, no tradicional contrarrelógio repleto de rotundas naquela cidade: são 20,3 quilómetros de uma luta individual contra o cronómetro, com fim na Avenida da Europa, para encontrar o vencedor da 82.ª Volta a Portugal.

Autor: Irene Ferreira
2021-07-30 11:24:41

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Escolas do concelho de Vouzela unem-se para celebrar Abril, esta sexta-feira

"À Descoberta de Abril" é o nome do espetáculo que os alunos do concelho do Vouzela vão protagonizar esta sexta-feira (19 de abril), pelas 21h00, no cineteatro João Ribeiro.
A iniciativa pretende ser uma celebração dos valores de abril e conta com vários momentos, desde poesia, dramatização, música, ginástica e danças africanas.
A organização está a cargo do Agrupamento de Escolas de Vouzela, da Associação Grupo de Ginástica de Vouzela, do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, Escola Profissional de Vouzela e do Município de Vouzela.

Local/Regional

Semana de Oração pelas Vocações junta jovens e seminaristas da Diocese de Viseu

Os Jovens da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Viseu, em conjunto com os seminaristas, juntam-se em vigília, na sexta-feira, dia 19 de abril, no Seminário Maior de Viseu, a partir das 21h16. De acordo com a Diocese, juntos vão refletir e rezar sobre o tema “E Agora? Para quem sou eu?”, integrado na Semana de Oração Pelas Vocações.
Também durante o fim de semana, dias 20 e 21 de abril, os seminaristas vão estar presentes numa ação da Pastoral Vocacional, nas paróquias de Rio de Loba (Viseu) e de Junqueira e Arões (Vale de Cambra), onde os estagiários Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes, respetivamente, irão receber o ministério de Acólito, que o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, lhes conferirá, e que marca o caminho para o sacerdócio. No sábado, às 18h00, a celebração da eucaristia será na Igreja Paroquial de Rio de Loba, e no domingo, às 16h00, na Paróquia de Junqueira.

Local/Regional

S. Pedro do Sul: Feira da Laranja arranca esta sexta-feira em Valadares

A aldeia de Valadares, no concelho de S. Pedro do Sul, recebe, entre esta sexta-feira e domingo (de  19 a 21 de abril), a 21ª Feira da Laranja. Uma iniciativa promovida pela freguesias local.
O evento conta, ao longo dos três dias, com diversos expositores e produtores, a atuação de diversos grupos de música, oficinas de dança, ações de sensibilização, arruada de concertinas e bombos, entre outras atividades.
No domingo também acontece o percurso pedestre “Rota da Laranja”.

Local/Regional

Mangualde: Curso Profissional de Saúde promove Jornadas de Saúde na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe, esta quinta e sexta-feira (18 e 19 de abril), as 1ªs Jornadas de Saúde promovidas pelo grupo de alunas que há três anos frequentam o Curso Profissional de Saúde do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
De acordo com Ana Marto, uma das professoras envolvidas na organização, o objetivo é realçar a importância da saúde e dos serviços de saúde na comunidade.
Ao longo dos dois dias, técnicos de saúde, professores e autoridades falam sobre diversas temáticas, desde “Violência no namoro”, “A parentalidade positiva”, “A adolescência”, “O envelhecimento em segurança”, entre outras.

Local/Regional

Desfile de moda do Palácio do Gelo, em Viseu, é no próximo sábado

Com o objetivo de mostrar as tendências de moda primavera/verão, o Palácio do Gelo, em Viseu, promove mais um desfile na noite do próximo sábado (20 de abril), com a participação das diversas lojas do espaço comercial. A iniciativa serve ainda para assinalar os 16 anos do centro comercial.
Ao longo de mais de duas horas, o evento, no piso 0, vai contar com a presença na passerelle da atriz e modelo Liliana Santos e do casal de influencers Miguel & Raquel. A apresentação volta a estar a cargo de Catarina Furtado.
A passadeira da moda também será pisada pelo manequins da agência Best Models. Áurea também vai subir ao palco.
O desfile de moda tem início às 21h30.

Local/Regional

Cartazes da revolução do 25 de abril estão patentes no Museu Municipal de Vouzela

Está patente, desde esta quarta-feira (17 de abril), no Museu Municipal de Vouzela a exposição "Cartazes da Revolução", alusiva ao cartaz político durante os anos da revolução do 25 de Abril.
A mostra é composta por uma seleção de 35 cartazes políticos originais pertencentes à coleção de cartazes do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
A exposição pode ser visitada até ao dia 05 de maio.