Aguiar da Beira assinala, esta quinta-feira, o Dia Mundial da Criança

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, que se celebra esta quinta-feira, dia 01 de junho, o município de Aguiar da Beira em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca e CPCJ de Aguiar da Beira, vai organizar uma série de atividades direcionadas às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
Crianças que vão ter a oportunidade, segundo a autarquia, de experimentar diversas atividades, das quais se destacam uma pista de tratores, insufláveis, um castelo medieval, entre outras atividades.
“O Largo da Carvalha será, a partir das 10h00, o palco da iniciativa que promete proporcionar aos mais novos um dia repleto de magia e diversão”, refere a Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

Autor: Irene Ferreira
2023-05-31 12:08:21

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Nelas também celebra o Natal a partir deste sábado. Programa estende-se até 17 de dezembro

O município de Nelas dinamiza a partir de sábado, dia 09 de dezembro, e até 17 de dezembro, o Mercado de Natal, no Mercado Municipal. No espaço vai estar a Casa do Pai Natal e respetivos Duendes, com um conjunto de atividades pensadas para todas as idades, num espaço que, segundo a autarquia, reúne magia, música, artesanato, enoturismo, produtos regionais e
produtos da terra, festival de sopas e gastronomia.
Entre as novidades, para além da Casa do Pai Natal, destaque para o primeiro “Desfile Encantado, Parada de Natal”, que na tarde de 17 de dezembro com as associações organizadoras do
Carnaval do Concelho, Paço e Rossio de Canas de Senhorim, Bairro da Igreja e Cimo do Povo de Nelas.
"O programa repleto de atividades atraentes para todos os visitantes, conta com uma forte participação do movimento associativo do Concelho e artistas locais, que vão encantar com as brilhantes atuações que preparam para este Mercado, bem como da Tuna Dão 1998 do IPV. A chegada do Pai Natal, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Nelas, é também ponto alto do programa, que conta com contos encantados, Presépio Vivo, workshops de artesanato de receitas das nossas avós, momentos vínicos e de paladares, espetáculos infantis e arruadas, pinturas faciais, Carta ao Pai Natal, insuflável e canhão de neve, modelagem de balões, selfies com o Pai Natal, Feira do Livro com descontos especiais", conta a Câmara Municipal de Nelas.
"O Mercado de Natal é igualmente um espaço de partilha e solidariedade, acolhendo a Campanha Solidária, assegurada pelo Serviço Municipal de Apoio à Economia Social, com o objetivo de recolha de bens alimentares e produtos de higiene para ajudar aqueles que mais precisam, e a Liga Portuguesa Contra o Cancro", acrescenta.
Na Praça dos Sabores, os visitantes podem deliciar-se com a doçaria da Universidade Sénior, e com o Festival de Sopas e Bifanas, pelos Finalistas da Escola Secundária de Nelas, este fim de semana e da Escola Eng.o Dionísio Augusto Cunha, no fim de semana de 16 e 17 de dezembro, provar e conhecer melhor os Vinhos do Dão, azeite, e usufruir de um mercadinho biológico.

 

Local/Regional

Penalva Vila Encantada promete 'encantar' este fim-de-semana (com áudio)

Este ano, o cenário da Vila Encantada, em Penalva do Castelo, é diferente. O habitual espaço da Loja do Cidadão dá lugar ao Pavilhão dos Bombeiros Voluntários. A edição deste ano também é mais curta, centrando-se apenas no fim-de-semana (09 e 10 de dezembro).
Segundo o presidente da Câmara Municipal, é a requalificação da Rua 1ª de Dezembro, que levam a estas alterações no evento que marca a época natalícia.
Durante os dois dias estão previstas diversas atividades e o Mercado de Natal, onde as associações do concelhos podem mostrar e vender os produtos e sabores Locais e o artesanato. O evento conta ainda com a Casa do Pai Natal, insufláveis, moldagem de balões, animação musical, magia, entre outras.

Local/Regional

Nuvens e mais nuvens e mais chuva para o fim-de-semana prolongado, na região de Viseu

O fim-de-semana prolongado (08, 09 e 10 de dezembro) promete ser cinzento, na região de Viseu. Para esta sexta-feira, o Instituto Poertuguês do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros, diminuindo gradualmente de frequência e intensidade, e que podem ser de neve acima de 1400/1600 metros de altitude.
De acordo com o IPMA, o vento vai ser fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 70 km/h, nas terras altas. Há ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal.
A temperatura máxima desce ligeiramente.
Para o dia de sábado, o céu vai continuar muito nublado e estão previstos períodos de chuva e a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal. Está também prevista, segundo o IPMA, uma pequena subida de temperatura.
Relativamente a domingo, as nuvens continuam na  região provocando períodos de chuva. A temperatura volta a subir ligeiramente.

Local/Regional

Viseu Natal arranca esta sexta-feira

Esta sexta-feira (08 de dezembro) arranca o Viseu Natal, com um programa alargado na cidade e nas freguesias do concelho até 07 de janeiro. No Rossio e na Rua Direita, o Mercado de Natal abre ao público a partir das 10h30, com oferta de produtos da região. Também a Aldeia do Pai Natal, na Rua Direita (espaço exterior do Palácio dos Silveiras), receber os mais novos e as famílias de manhã, em clima mágico de festa e largada de neve.
O município preparou uma verdadeira Aldeia do Pai Natal. Além de o principal habitante estar por lá a ouvir os desejos de Natal dos mais pequenos, a aldeia acolhe, diariamente, vários momentos de largada de neve. Complementarmente, há ainda a Oficina do Pai Natal, no nº71 desta Rua, mesmo junto ao Largo Mouzinho de Albuquerque, com atividades criativas imperdíveis.
Ainda para o público infantil, o Pavilhão Multiusos de Viseu vai receber figuras bem conhecidas entre as crianças. O espetáculo musical “O Panda e os Caricas no Mar” realiza-se esta sexta-feira, às 11h00 e às 15h00.
No primeiro dia do Viseu Natal, as pessoas podem contactar com a Oficina de Serigrafia Itinerante, da Centropontoarte, e levar o saco personalizado ou ouvir músicas de natal pelas quatro vozes dos Christmas Friends. Já no sábado, os Duendes do Circo trocam os brinquedos por malabarismos e acrobacias impressionantes. No domingo, as Travessuras em Natal de dois elfos vão fazer do Natal uma festa inesquecível.
O espírito natalício estende-se também às várias freguesias do concelho, através da iniciativa Cantando o Natal. Esta sexta-feira, a Igreja de Gumirães acolhe a Tuna da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e o Grupo Coral Lopes Morago, pelas 15h00. Uma hora depois, a Igreja Matriz de Boa Aldeia recebe o Grupo de Cantares de Boa Aldeia e a Tuna Nova de Passos de Silgueiros. No primeiro dia do Viseu Natal, está ainda agendada a atuação do Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros e do Coral CARDES, pelas 21h00, na Igreja Paroquial de Loureiro de Silgueiros.
Já no sábado, as melodias da quadra chegam à Igreja Matriz de Cavernães, com o Agrupamento de Escuteiros 1235 de Cavernães e o Grupo Coral Lopes Morago, pelas 21h00. No domingo, a Igreja Matriz de Fragosela dá espaço às atuações do Agrupamento de Escuteiros 1063 de Fragosela e do Coro Mozart, às 15h30. Ao final da tarde, pelas 17h 30, a Associação Cultural Social e Recreativa de Santiago acolhe a Teletuna e o Coro Azul.

 

Local/Regional

Câmara Municipal de Oliveira de Frades opromove campanha de recolha de produtos e bens alimentares

Este sábado, dia 09 de dezembro, das 09h00 às 18h00, decorrer uma campanha solidária: “Natal Solidário”, promovida pelo Município de Oliveira de Frades, em colaboração com
as associações ACOF, GDOF e Sobre(VIVER), o Intermarché e o Minipreço que visa a recolha de produtos e bens alimentares.
A iniciativa pretende apoiar as famílias mais desfavorecidas do concelho, sinalizadas pelos serviços de Ação Social do município.
Os locais para a entrega dos donativos são a Casa do Pai Natal, no Parque Urbano de Oliveira de Frades, o Intermarché e o Minipreço.
O unicípio apela à sensibilidade de todos aqueles que possam participar neste “Natal Solidário”.

Local/Regional

Crianças e jovens participam em Workshop de magia no Vouzela Vila Natal

Este domingo, dia 10 de dezembro, pelas 15h00, o mágico Tiago Tomé vai dinamizar um workshop de magia no Vouzela Vila Natal.
A atividade é gratuita e destina-se a crianças entre os 06 e os 15 anos. 
Segundo a autarquia, os oito melhores irão participar na 1ª Gala dos Pequenos Grandes Mágicos, que se realizará no mesmo dia, às 16h00, e os três primeiros classificados ficam habilitados a receber um prémio no final da gala.