Viseu: Executivo aprovou homenagem a oito personalidades e entidades no Dia do Município

João Caiado, Capitão Arnaldo Costeira, Ernesto Paes de Almeida, Manuel Almeida Lucas e António José Marques de Matos Almeida, são as personalidades que serão galardoadas no Dia do Município de Viseu, na próxima terça-feira (21 de setembro). Às individualidades, juntam-se três coletividades do concelho, nomeadamente o Dínamo Clube Estação, a Casa de Saúde de São Mateus e o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estevão.
 
“Depois de um ano terrível para o país e o mundo e, pelas razões que todos conhecem, também de forma muito contundente para Viseu, o Município faz questão de celebrar o 21 de setembro e homenagear estas personalidades e coletividades que tanto fizeram pela nossa vida em comunidade”, afirmou Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. A autarquia de Viseu não esqueceu o trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde durante este período, que Conceição Azevedo considerou “inexcedível e com uma abnegação, altruísmo e compaixão que ultrapassa em muito o dever e obrigações profissionais”.
Nesse sentido, o Município de Viseu aprovou também um Voto de Louvor a estes profissionais, a realizar no Dia do Município. “No momento em que surgiram os primeiros sinais de recuo da pandemia, foram eles que, com o seu conhecimento e experiência, aconselharam e deram o seu melhor para manter a situação controlada. Quando foi necessário recuar, porque o surto epidemiológico recrudesceu, foram também os Profissionais de Saúde que abdicaram das suas férias, das horas de convívio com os seus entes queridos e, muitas vezes, da sua vida familiar para, uma vez mais, dar a resposta que os portugueses necessitavam”, lê-se no texto, que destaca ainda “o papel desempenhado por todos os viseenses, que foram capazes de dar o seu melhor durante os últimos 18 meses”.
No que respeita aos galardões Municipais, nomeadamente às Medalhas de Mérito a atribuir, as diferentes personalidades e instituições serão distinguidas pelo “meritório trabalho desenvolvido no concelho”. João Caiado tem um longo percurso na área Educativa e, nos últimos 30 anos destacou-se como Diretor do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, em Repeses. Ernesto Paes de Almeida é homenageado em virtude da recente doação ao Museu Nacional Grão Vasco de uma coleção de obras de arte de grande valor. Já no caso de Manuel Almeida Lucas, o Município vem reconhecer o percurso empreendedor e inovador que fez no concelho e na região, onde se dedicou à área da restauração. António José Marques de Matos Almeida é distinguido pela carreira como cavaleiro, durante a qual conquistou vários prémios e vitórias para Viseu.
Entre as coletividades, será homenageado o Dínamo Clube Estação que, ao longo de 50 anos de existência, formou milhares de jovens viseenses em diferentes modalidades desportivas. A Casa de Saúde de São Mateus, que este ano celebrou 60 anos de vida, receberá a Medalha de Mérito por todo o trabalho desenvolvido em prol da saúde dos viseenses. Também na área da Saúde, será ainda galardoado o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão, pelo apoio e promoção da qualidade de vida de pessoas com deficiência profunda. Foi ainda aprovada a atribuição da Medalha de Valor e Altruísmo ao Capitão de Abril Arnaldo Costeira, responsável pelo comando da Companhia Operacional do Regimento de Infantaria 14, de Viseu, durante a revolução dos cravos.
De referir que o Dia do Município de Viseu será ainda marcado pela homenagem ao antigo Presidente da Câmara. António Almeida Henriques será distinguido com a Medalha de Ouro do Município e com o Viriato de Ouro, a mais elevada condecoração de Viseu, aprovada em Assembleia Municipal. “Nunca esqueceremos o que fez por nós, por Viseu e pela região. António Almeida Henriques merece a nossa sentida homenagem”, conclui Conceição Azevedo.


Publicidade

 

 


2021-09-16 12:54:56
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Local

Tribunal de Viseu adia leitura de acórdão de presidente da Câmara de Tondela

O Tribunal de Viseu adiou, esta sexta-feira (22 de outubro), a leitura do acórdão relativo ao caso que envolve o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus (PSD), acusado de ter recebido pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias.
A leitura do acórdão "foi adiada por motivos de saúde da juiz presidente do coletivo", disse uma fonte do tribunal.
Nos próximos dias, "será designada nova data" para essa diligência, acrescentou.

 

Política

Mangualde: JS com eleições a 30 de outubro. Renato Albuquerque avança com recandidatura (com áudio)

A Juventude Socialista (JS) de Mangualde vai a eleições no final deste mês de outubro. Recandidata-se ao cargo Renato Albuquerque que se apresenta como candidato único. Para os próximos dois anos a aposta é na formação política e no reforço da militância. À Dão Digital, Renato Albuquerque justifica a recandidatura.
As eleições estão marcadas para dia 30 de outubro.

Local

Covid-19: três turmas da Escola Ana de Castro Osório, em Mangualde, em isolamento (com áudio)

Três turmas da Escola Ana de Castro Osório, em Mangualde, e dois professores estão em isolamento profilático, depois de três alunos e uma professora terem testado positivo ao novo coronavírus.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Agnelo Figueiredo, faz o ponto de situação.
Os três alunos e a professora infetados regressam à escola no início de novembro. O diretor do agrupamento apela calma à comunidade escolar.
Também nas Piscinas Municipais estão quatro turmas de crianças e uma de adultos em isolamento, depois de na quarta-feira (20 de outubro) um professor de natação ter testado positivo.
Na quinta-feira, a Câmara Municipal de Mangualde deu conta de 21 novos casos de Covid-19, no concelho, relativamente às últimas 24 horas. Esta sexta-feira surgiram mais seis infetados.
Nesta altura, no concelho, há 29 casos ativos.

Local

Mangualde: feira promove a adoção animal, este sábado (com áudio)

Este sábado (23 de outubro) decorre em Mangualde a ”Feira de adoção” de animais de companhia. São cães provenientes do CROI (Centro de recolha oficial intermunicipal de animais de companhia, localizado no concelho de Sátão.
Um serviço intermunicipal que abrange os concelhos de Mangualde, Sátão, Penalva do Castelo e Aguiar da Beira.
O objetivo passa por sensibilizar a população para a adoção, como explica Rui Costa, vereador na autarquia de Mangualde.
Rui Costa considera que é necessária uma maior aposta na sensibilização para a adoção de animais.
A iniciativa tem lugar em frente ao edifício da Câmara Municipal entre as 14h30 e as 17h30. Segundo a autarquia, o animal adotado é entregue gratuitamente esterilizado, vacinado e identificado com microship.

Local

Mangualde: Universidade Sénior reabre esta sexta-feira

Arranca esta tarde de sexta-feira (22 de outubro) mais um ano letivo na Universidade Sénior do Rotary Clube de Mangualde. Ao longo dos próximos meses dezenas de alunos sénior vão frequentar cerca de 15 disciplinas.
Para o presidente do Rotary Clube de Mangualde, Luis Fraga, a Universidade Sénior é uma mais valia.
Segundo o diretor da Universidade Sénior, João Carlos Alves, o arranque fica marcado com uma cerimónia de homenagem.

Cultura

Sátão: 'Amália: uma história de vida' para ver, no domingo, no Cineteatro Municipal

O Cineteatro Municipal de Sátão recebe o concerto "Amália: uma história de vida", no domingo, dia 24 de outubro, às 17h00. A Vox Angelis apresenta um espetáculo multimédia com a história de vida e com os principais Fados que imortalizaram a voz de Amália. De natureza histórico-musical, o evento faz parte das comemorações dos 100 Anos do Nascimento de Amália Rodrigues e é realizado no âmbito da candidatura "Culturas do Dão", realizada pelo Pelouro da Cultura do Município de Sátão.
Os bilhetes (gratuitos e limitados) de acesso estão disponíveis na
bilheteira do Cineteatro Municipal.