Eleições Europeias: o que deve saber sobre o voto antecipado?

Com as eleições europeias marcadas para o próximo dia 09 de junho, regressa também a possibilidade de aderir ao voto antecipado. Para tal, deverá inscrever-se no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação: doentes internados em estabelecimentos hospitalares e presos não privados de direitos políticos podem requerer até 20 de maio, o exercício do direito de voto antecipado.
A votação vai decorrer entre os dias 27 e 30 de maio.
Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar a intenção do exercício de direito de voto entre os dias 26 e 30 de maio, ocorrendo a votação no dia 02 de junho, nas freguesias do concelho.
Se por alguma razão não conseguir ir votar no dia 02 de junho, pode fazê-lo, sem qualquer problema, no dia 09.
Quanto aos eleitores deslocados no estrangeiro também podem votar antecipadamente junto das representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre os dias 28 e 30 de maio.

Saiba onde está recenseado:
No território nacional: www.recenseamento.mai.gov.pt ; através de SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento = aaaammdd Ex: RE 72386718 19820803 ou na Junta de Freguesia do local de residência.

No estrangeiro: www.recenseamento.mai.gov.pt; através de SMS para +351 962 171 000, com a mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento = aaaammdd Ex: RE 1444880 19531007

Publicado por: Irene Ferreira
2024-05-10 11:56:18

 

Foto: Freepik

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

CIM Viseu Dão Lafões reforça aposta na separação de biorresíduos e celebra contratos com autarquias

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões celebrou novos contratos com as autarquias da região, no âmbito do Programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos”.
De acordo com a CIM, o programa “RecolhaBio”, financiado pelo Fundo Ambiental, tem como principal objetivo aumentar a quantidade e a qualidade da recolha e reciclagem de biorresíduos, nomeadamente resíduos alimentares e resíduos biodegradáveis provenientes de jardins e parques.
“A iniciativa pretende promover a reciclagem dos biorresíduos na sua origem, evitando a deposição em aterros e potenciando assim os benefícios ambientais e económicos desta prática", explica a organização.
Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “a gestão sustentável dos biorresíduos é cada vez mais importante para a transição verde do nosso território. Este programa, que assinámos com os autarcas da região, permite-nos otimizar a recolha seletiva e transformar o que antes era desperdício num recurso económico, ao mesmo tempo que evitamos os custos decorrentes da necessidade da sua eliminação. A CIM Viseu Dão Lafões continuará a investir em soluções que coloquem a região na vanguarda da sustentabilidade e da competitividade económica”.
O Programa “RecolhaBio” tem como metas específicas apoiar iniciativas que aumentem a capacidade dos municípios para desviar e recolher de forma seletiva os resíduos urbanos, com foco nos biorresíduos. Contempla a aquisição de equipamentos e infraestruturas para a recolha seletiva, projetos de compostagem comunitária, assim como a sensibilização da população geral para esta temática.
O financiamento do Programa “RecolhaBio” para a região Viseu Dão Lafões ascende, nesta fase, a 350.000 euros, com uma taxa de cofinanciamento de 100%.

Local/Regional

Quatro municípios do distrito de Viseu recebem galardão de 'Autarquia Familiarmente Responsável'

Os municípios de São Pedro do Sul, Viseu, Cinfães e Tarouca foram premiados, mais uma vez, com a Bandeira Verde pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, em reconhecimento às medidas de apoio às famílias. A distinção é atribuída  pleo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
A cerimónia de entrega decorreu, esta quinta-feira (17 de outubro), em Coimbra. A atribuição do galardão tem por base uma avaliação das políticas implementadas pelas autarquias, que abrangem diversas áreas, incluindo educação, ação social, desporto, cultura, habitação, transportes, entre outras.
De acordo com o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, no total, são 110 os municípios que receberam a distinção, que reconhece as autarquias com práticas efetivas de apoio às famílias, com dados reportados a 2023.

Local/Regional

Viseu: 'Há Música no Mercado' volta, esta sexta-feira, ao Mercado 2 de Maio com o grupo Gin Sónico

Esta sexta-feira, dia 18 de outubro, o Mercado 2 de Maio, em Viseu, volta a contar com música e animação, desta vez com o grupo Gin Sónico, a partir das 18h00. A iniciativa "Há música no mercado" é quinzenal e pretende, segundo a autarquia viseense, levarartistas locais ao centro da cidade de Viseu. O projeto arrancou no dia 04 de outubro. Segundo a Câmara Municipal, há atuações marcadas ainda para os dias 01 e 15 de novembro.

Local/Regional

Prémio 'Viver em Igualdade' foi atribuído, este ano, a seis autarquias do distrito de Viseu

Seis Câmara Municipais do distrito de Viseu foram distinguidas com o prémio "Viver em Igualdade" pelas boas práticas no âmbito da Igualdade de Género, Cidadania e Não Desciminação.
Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Carregal do Sal, Lamego e Armamar são as autarquias reconhecidas. Em causa está a organização e funcionamento do município e as atividades desenvolvidas em matéria de Igualdade entre mulheres e homens, na prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais.
A entrega do prémio está agendada para Vila de Rei, na próxima quinta-feira (24 de outubro), dia em que se comemora o Dia Municipal para a Igualdade.
O Prémio Viver em Igualdade é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) Portugal + Igual.
Este ano são premiadas 58 Câmaras Municipais, entre as quais Nelas, duas Comunidades Intermunicipais e uma Junta de Freguesia.

Local/Regional

Pepe deixou a bola para subir à Serra da Estrela, em bicicleta

Depois de em agosto ter anunciado o fim da carreira como jogador de futebol, Pepe, esteve esta semana na Serra da Estrela, onde, em plena aventura, percorreu vários quilómetros de bicicleta. O antigo jogador e ex-capitão do FC Porto, de 41 anos, publicou nas redes sociais várias fotografias do percurso que efetuou entre a cidade de Seia e o ponto mais alto de Portugal Continental.
“Corpo, mente, vida” foi a descrição que fez o antigo jogador do FC Porto, do Besiktas, do Real Madrid e ainda do Marítimo.
A Câmara Municipal de Seia já reagiu, também nas redes sociais. “Obrigado pela visita Pepe. Volta sempre, estaremos de braços abertos para te receber”, pode ler-se.

Arte e Cultura

Mangualde: esta sexta-feira, à noite, há teatro para ver na Biblioteca Municipal

No âmbito da programação “Dias de Festa” da Câmara Municipal de Mangualde, esta sexta-feira, 18 de outubro, as companhias Teatro da Palmilha Dentada e o Teatro da Serra do Montemuro, apresentam às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a peça “A cidade e as serras” (não é Eça). Um espetáculo que chegou a estar agendado para setembro, mas devido aos incêndios que assolaram o concelho de Mangualde, o mesmo foi adiado.
A história da peça passa-se numa aldeia, Terras de Sol Posto, no meio da serra, com dois habitantes, que tratam de uma única ovelha, já que o resto do rebanho mudou-se para a cidade, em busca de uma vida melhor.
Um dia chegam à localidade duas pessoas com a promessa de desenvolvimento. Um empreendedor pretende criar um lar e, por outro lado, uma estudante quer explorar uma mina de lítio. Com tanta promessa de progresso, a comunicação social fica curiosa. Para ver às 21h30 desta sexta-feira.