O concurso para a construção do Parque Urbano Ana de Castro Osório, na Avenida Senhora do Castelo, em Mangualde, já foi lançado pela autarquia.
Um equipamento, cujo prazo de execução da empreitada é de 180 dias. O Município estima que o futuro espaço de lazer, com 1,4 hectares, abra ao público até ao final deste ano.
De acordo com a Câmara Municipal, o futuro espaço de lazer vai ser dotado com um parque infantil e outro geriátrico, meio-campo de basquetebol e sanitários. “Será ainda implementado o Street Workout Park, projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem do Município 2022”, explica.
No local serão plantadas árvores endógenas da região, como carvalhos, pinheiros, e amieiros e serão ainda criados relvados e instalados bancos, mesas e um bebedouro.
A autarquia acrescenta que a pensar num espaço inclusivo serão incluídos trajetos e espaços adequados a pessoas com mobilidade reduzida.
“O Parque Urbano Ana de Castro Osório, que integra o projeto ‘Mangualde – Cidade das Histórias’, é uma homenagem à mangualdense, mãe da literatura infantil e terá apontamentos literários da escritora e personagens dos seus livros”, explica o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.
“Trata-se de uma obra há muito ambicionada, com um investimento avultado, que irá contribuir de forma considerável para a qualidade de vida dos nossos cidadãos e de todos aqueles que nos pretendam visitar”, afirma o autarca.