Entre domingo e 21 de julho, o Jazz está em destaque em Viseu. Acontece o festival 'Que Jazz É Este'

O festival "Que Jazz É Este” regressa à cidade de Viseu, para a 12.ª edição, entre este domingo (30 de junho) e 21 de julho. De acordo com a associação Gira Sol Azul, o evento integra 17 concertos para público em geral, três concertos ao domicílio, três jam sessions, oito horas de rádio ao vivo, 18 horas de um workshop de jazz para músicos e estudantes de música e 15 horas de uma oficina de experimentação sonora e musical aberta à participação da comunidade em geral. 
Mantendo o pico das iniciativas concentradas de 18 a 21 de julho, o festival arranca este ano mais cedo, em junho, com Jorge Queijo que assenta arraiais com o trio em Viseu para uma residência artística com apresentação dia 30 de junho no Carmo’81 num concerto onde convive a tensão do rock, do punk, do free jazz e do minimalismo. A 5 de julho, na Incubadora do Centro Histórico, Beatriz Rola e Inês Luzio iniciam um Laboratório de Experimentação Sonora, que será depois apresentado em formato performance sobre uma instalação sonora que fica em permanência no Parque da Cidade.
Dias 10 e 11 de julho acontecem os concertos no âmbito da rubrica JAZZ AO DOMICÍLIO. É no Estabelecimento Prisional de Viseu, no Hospital Psiquiátrico de Viseu e no Estabelecimento Dr. Vítor Fontes (APPACDM) que acontecem os concertos com o Colectivo Gira Sol Azul e Jorge Novo (Senhor Jorge). 
A Pousada de Viseu recebe a 13 de julho Pedro Molina Quartet e no mesmo dia uma parceria  com a ACERT leva o Colectivo Gira Sol Azul ao Tom de Festa em Tondela. 
De 18 a 21 de julho os CONCERTOS estão desenhados em 5 blocos de programação dirigidos a públicos diversos, distribuídos por cinco horários: 15h00, 17h00, 19h00, 21h30 e 23h00.
O festival fecha com a prata da casa: Joaquim Rodrigues apresenta ‘Plexus’, acompanhado de Marcos Cavaleiro e Mário Costa nas baterias, Pedro Santos no baixo elétrico, Miguel Ângelo Silva no contrabaixo, Luís Ribeiro na guitarra e Xose Miguélez no saxofone tenor.  

Publicado por: Irene Ferreira
2024-06-28 17:33:13

 

Foto: Facebook "Que Jazz é este?"

 


Publicidade

Outras Notícias


Arte e Cultura

Mangualde: Ginástica M vai a Itália participar no 17º Festival del Sole

O grupo de ginástica do Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Ginástica M, vai a Itália participar no 17º Festival del Sole.
O evento decorre entre domingo e a próxima sexta-feira (30 de junho a 05 de julho).
Para Ana Beja, presidente do Clube do Desporto Escolar, a participação do grupo de alunos é uma mais valia para os atletas e para o Agrupamento de Escolas.

Local/Regional

Documentário 'Rota de Megalitismo', da CIM Viseu Dão Lafões vence festival na África do Sul

O documentário "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade", da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi galardoado com uma medalha de ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo de África 2024, em Joanesburgo, África do Sul. O filme conquistou o primeiro lugar na categoria "Documentários, TV e WEB - Cultura e Herança".
O documentário da CIM Viseu Dão Lafões destacou-se entre os 436 concorrentes, de 61 países, que participaram no festival sul-africano. Este é já o segundo prémio conquistado pelo documentário, que também venceu o Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, em Portugal, na categoria “Melhor Documentário: Investigação em Turismo".
Conduzido pelo arqueólogo Pedro Sobral, "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade" é, segundo a CIM, um percurso de 20 minutos por alguns dos mais extraordinários monumentos megalíticos do país, que se encontram no território de Viseu Dão Lafões. Muitos destes monumentos são referências a nível mundial – um até é considerado a “Capela Sistina” do megalitismo. A rota integra 28 monumentos megalíticos, 13 dos quais são classificados.
“Viseu Dão Lafões possui um património megalítico notável e que é reconhecido a nível internacional, o que motivou a CIM a avançar para a produção deste filme. A elevada qualidade do documentário foi agora mais uma vez distinguida, o que é muito gratificante para a região. É uma forma importante de dar notoriedade ao destino Viseu Dão Lafões a nível global”, sublinha Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
“É de destacar também que este filme está a ser exibido, desde este mês de junho, nos voos de longo curso da TAP, para as Américas e África, o que proporciona outra plataforma muito relevante para a divulgação do nosso território”, acrescenta.
O documentário "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade" pode ser visualizado no canal de YouTube da CIM Viseu Dão Lafões, em https://www.youtube.com/watch?v=YCFkbVW5gPc

Local/Regional

Feira de S. Mateus é de 01 de agosto a 08 de setembro, mas atividades continuam até 21 de setembro

A edição 632 da Feira de São Mateus, entre 01 de agosto e 08 de setembro, vai contar com atividades ligadas desde o desporto à música, passando por um festival de verão e pelas habituais diversões e diversos expositores.
A principal novidade é a realização do festival de verão, o Mateus Fest, no dia 03 de agosto, que vai reunir, segundo a Viseu Marca, entidade organizadora da feira franca, nomes consagrados como os irlandeses The Script e Gavin James e os artistas nacionais Fernando Daniel e Hybrid Theory.
Mas ao longo do certame centenário há outros nomes a subir ao palco, entre os quais estão: Nuno Ribeiro (02 ago); Dama (06 ago); Rui Veloso (10 ago); Raya (14 ago); Miss Cindy (15 ago); Diogo Piçarra (16 ago); Xutos & Pontapés (20 ago); David Carreira (23 ago); Paulo Gonzo (24 ago); Augusto Canário (25 ago); Ivandro (30 ago); Sara Correia (31 ago); Vozes de Abril, Terra da Liberdade + Coro Azul (04 set) e Maninho (07 set), entre outros que serão, em breve, anunciados. Durante a apresentação da feira, esta sexta-feira (28 de junho), a organização acrescentou a noiva edição terá uma praça de espetáculos renovada, com capacidade para mais cinco mil pessoas, em frente de palco, e foi também feita uma aposta no reforço do som e da imagem no recinto.
“O desporto é outro dos pratos fortes, associando a guardiã das feiras populares às celebrações de Viseu Cidade Europeia do Desporto”, refere.
Haverá mais de 60 atividades, com destaque para a 41ª Meia Maratona, que passa a designar-se Meia Maratona Carlos Lopes (07 set); o 3º Torneio de Gaming (15 e 16 ago); o 3º Campeonato de Remo Estático (18 e 25 ago); o 3º Torneio de Padel (22 a 25 ago - 31 ago e 01 set); o 1º Passeio BTT Feira de São Mateus (25 ago) e a 3ª Maratona de Cycling (01 set), entre várias outras atividades.
Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, explicou que esta “será a Feira mais franca de sempre”, já que, depois de 08 de setembro, o recinto da Feira irá continuar de portas abertas, até 21 de setembro, Dia da Cidade, com programação cultural regional e com a possibilidade de os expositores permanecerem no local.  
Já Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, anunciou, ainda, algumas novidades relacionadas com a organização, para “garantir o conforto e segurança desejados”.
“A edição deste ano dará continuidade à certificação de evento sustentável pela Biosphere Portugal, um processo iniciado em 2023, mantendo, assim, o compromisso de continuar a alinhar a Feira de São Mateus com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”, acrescenta a Viseu Marca.

Local/Regional

Diretor artístico do Teatro Viriato, Henrique Amoedo, cessa funções em agosto

Henrique Amoedo, diretor artístico do Teatro Viriato, termina funções no final de agosto. O anúncio foi feito, esta sexta-feira (28 de junho) pelo Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógico (CAEV).  
"O diretor artístico do Teatro Viriato formalizou junto da direção do CAEV a sua intenção de cessar funções, invocando razões de ordem pessoal e familiar. A direção acolheu o pedido com compreensão e reconhecimento pelos motivos indicados", explica a entidade.  
O CAEV destaca, nestes dois anos de direção artística de Henrique Amoedo, "a programação cuidada, consistente e desafiadora, bem como a sua orientação eficaz da estrutura profissional do Teatro Viriato".  
Henrique Amoedo assumiu as funções de direção artística do Teatro Viriato em maio de 2022, "num contexto desafiante de pós-pandemia, em que imperava a necessidade de recuperação de públicos e de normalização dos processos de trabalho das salas de espetáculos", refere. De acordo com o CAEV, Henrique Amoedo deixa a programação artística definida até ao final de 2024 e alguns projetos já agendados para 2025. 
 “A minha passagem pela Direção Artística do Teatro Viriato ficará marcada na minha memória como um período inesquecível. O contacto diário com uma estrutura como o Teatro Viriato é, ao mesmo tempo, desafiante e enriquecedor. Partilhar os dias com uma equipa super-competente no desenvolvimento das suas funções, e fantástica no que às qualidades humanas diz respeito foi uma mais-valia”, afirma Henrique Amoedo.  
“Conversar, criar, apoiar e questionar fizeram parte do trabalho de proximidade desenvolvido com os artistas e com a equipa do Teatro. Não cabe, neste espaço, referir todas as pessoas e entidades públicas e privadas com as quais me relacionei, enquanto Diretor Artístico do Teatro Viriato, nestes dois anos e meio. Cresci pessoal e profissionalmente e sou imensamente grato”, lembra. 
“O Henrique tem as qualidades profissionais e pessoais que fazem dele um líder, um profissional completo, um amigo e um exemplo a seguir. Vai deixar saudades em toda a equipa”, realça Júlia Alves, presidente da direção do CAEV. 
O CAEV explica ainda que já iniciou os procedimentos para a seleção da nova direção artística. Espera, em breve, poder informar sobre o modo de seleção, os critérios e o perfil pretendido.  

Local/Regional

Mangualde: ruas da cidade com limitações devido ao desfile dos bombeiros locais, este sábado à noite

Devido ao desfile apeado e motorizado dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, este sábado (29 de junho), a partir das 20h30, estão previstos condicionamentos de trânsito nas ruas que constituem o percurso do desfile.
De acordo com a Câmara Municipal de Mangualde, as ruas afetadas são: a Avenida dos Capitães (onde inicía), a Avenida da Liberdade, o Largo Dr. Couto, assim como a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a Avenida da Nossa Senhora do Castelo e a Avenida Francisco Sá Carneiro.
O desfile, que acontece no âmbito dos 95 anos da Associação Humanitária termina no quartel.

Local/Regional

Viseu: Aula Magna do IPV recebe o X Fórum Viseu Educa

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe, esta terça e quarta-feira (09 e 10 de julho), a décima edição do Fórum Viseu Educa, sob o tema “Por uma Escola + inovadora + diversa: Em contacto com o mundo real e promotora de Bem-Estar".
Dinamizada pelo Município de Viseu e pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu (CFAE de Viseu), é uma iniciativa com um programa dirigido à comunidade educativa viseense “contando com conferências e boas práticas para a promoção de bem-estar e sucesso educativo”. 
Para além das entidades promotoras da ação, o X Fórum Viseu Educa conta, segundo a autarquia viseense, com a presença e acompanhamento científico das três instituições de ensino superior do concelho: Instituto Politécnico de Viseu, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, e Instituto Piaget de Viseu.
Durante os dois dias de Fórum Viseu Educa, “são inúmeros os nomes ligados à comunidade educativa, viseense e nacional, que marcam presença nas diversas conferências promovidas.  
“A IA ao serviço da Aprendizagem”, “Era uma vez...crescer na escola e na justiça”, “A intervenção da comissão de proteção de crianças e jovens na comunidade” ou “A saúde mental como um fenómeno em construção na, e pela educação” são alguns dos temas a explorar nas conferências do X Fórum Viseu Educa, “onde haverá ainda espaço para diversos momentos de partilha de boas práticas pelos Agrupamentos de Escolas, Escolas Secundárias de Viseu e pela Equipa da Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar, da Câmara Municipal de Viseu”.
No seguimento da realização do X Fórum Viseu Educa, o Município de Viseu e o CFAE de Viseu promovem, nos dias 11 e 12 de julho, também na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o 2º Seminário do Pessoal Não Docente das Escolas.
A segunda edição do Seminário vai decorrer sob o tema “Ser Profissional de Educação hoje: Caminhos e Desafios para a ação do Pessoal Não Docente”, em que serão abordadas as temáticas “Educação e Cidadania para uma convivência social salutar e formadora: o bullying e comportamentos disruptivos”, “Comportamentos aditivos: o que ainda não tivemos oportunidades de aprender (adições, álcool, drogas e tabaco)” ou “Perturbações do espetro do autismo: como atuar em contexto escolar?”.