Maioria dos residentes na região Centro estão satisfeitos com a sua vida

O grau de satisfação dos residentes na região Centro aumentou em 2024, com 73% globalmente satisfeitos com a sua vida (67,5% em 2023). Esta é uma das conclusões da 10ª edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, no âmbito da monitorização do Barómetro Centro de Portugal.
Esta edição do inquérito mostra que, em 2024, 11,1% dos residentes estão “muito satisfeitos”, 61,9% “satisfeitos”, 20,5% “não muito satisfeitos” e 6,5% “nada satisfeitos”.
Em 2024, a percentagem de residentes satisfeitos na Região Centro aproximou-se à média dos cidadãos europeus (86%), obtida pelo Eurobarómetro, invertendo a tendência de divergência que se tinha vindo a verificar desde julho de 2021. Assistiu-se também a uma aproximação do nível de satisfação dos residentes no Centro à média nacional (77%).
Tal como nas vagas anteriores, verificou-se que os homens estão mais satisfeitos do que as mulheres, os mais jovens estão globalmente mais satisfeitos do que os mais velhos, os ativos mais satisfeitos do que os inativos e que o grau de satisfação é tendencialmente maior nas profissões mais qualificadas. Na recolha deste ano, os quadros superiores, os quadros médios e os profissionais liberais revelaram-se os mais satisfeitos com a sua vida. Os mais insatisfeitos eram os trabalhadores não qualificados e os operários especializados. 
Entre os principais motivos de satisfação destacam-se a qualidade de vida/ter um nível de vida estável, a vida familiar e ter saúde. No que respeita aos motivos de insatisfação, as dificuldades financeiras/custo de vida elevado, os problemas de saúde e as remunerações e reformas baixas foram os três principais fatores de insatisfação apontados pelos inquiridos. 
Nesta edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, foi novamente pedido aos jovens, entre os 21 e os 34 anos, que indicassem os três principais fatores que valorizam num território para nele viverem. O fator preponderante identificado pelos jovens para se fixarem num território foi a segurança (20,3%), seguida da proximidade à família e amigos (17,3%). Seguiram-se o acesso a saúde e educação (15,6%), o custo de vida acessível (15,3%) e o acesso a um emprego digno e devidamente remunerado (12,3%). Com menor relevância surgiram fatores como a facilidade de deslocação/mobilidade, a oferta cultural e de espaços de lazer, a conetividade digital e, por último, um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação. 

Publicado por: Irene Ferreira
2024-09-03 11:19:34

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Nelas: requalificação do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão avança com Pólo de Inovação

Em Nelas vai ser criado um Pólo de Inovação, no âmbito da requalificação e modernização do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, durante uma visita à estrutura localizada em Nelas.
Para além da requalificação, a intervenção, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abrange também equipamentos e maquinarias, bem como a aposta na qualificação e valorização de recursos humanos especializados.
Nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, instalado em Nelas desde 1946, assume-se como verdadeiro espaço congregador de conhecimentos vitivinícolas da Região Demarcada do Dão, e do próprio concelho de Nelas. Referiu ainda que com a efetivação do Pólo de Inovação, em Nelas é, simultaneamente, importante promover a vitalidade futura do mesmo ao nível da investigação, formação e promoção do setor, através de um esforço conjunto de todos os municípios que constituem a Região Demarcada do Dão e demais entidades estatais da área da agricultura. Para o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, a visão estratégica apresentada pelo Município de Nelas fortalece a própria rede de inovação nacional que se pretende alavancar para o setor da vinha e do vinho. Destacou também a forma como a própria autarquia interpreta a localização do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão no seu território administrativo ao enaltecer a disponibilidade, cooperação e envolvência prestadas neste processo. 

Local/Regional

Aproveite o sol, porque a chuva e o frio regressam, esta semana, à região de Viseu... (c/ áudio)

Depois do verão de São Martinho, esta segunda e terça-feira (11 e 12 de novembro) ainda ficam marcadas por algum sol, mas a chuva regressa na quarta-feira, à região de Viseu. 
A temperatura desce significativamente, tanto a mínima como a máxima, para valores mais comuns para o Outono. O dia mais frio vai ser quarta-feira.
De acordo com Cristina Simões, do Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera (IPMA), a descida da temperatura associada aos aguaceiros podem fazer com que neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Local/Regional

Viseu: Palácio do Gelo acolhe, quarta-feira, campanha de recolha de sangue

O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, acolhe uma campanha de Recolha de Sangue, esta quarta-feira (13 de novembro), iniciativa do Grupo de Dadores de Sangue do INEM em parceria com a FEPODABES (Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue).
A ação solidária vai decorrer ao longo de todo o dia, com uma viatura estacionada  junto à entrada Sul (hipermercado) do centro comercial, onde as pessoas interessadas em doar sangue o podem fazer.
Numa altura em que se aproxima o Natal, uma época em que é necessário um reforço de stock de sangue devido ao grande fluxo da população, o Palácio do Gelo Shopping apela à generosidade dos visitantes e clientes para participarem na campanha. Podem doar sangue pessoas com mais de 18 anos, com peso superior a 50 kg e com hábitos de vida saudáveis. “Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, acrescenta.  

Local/Regional

Município de Sátão promove mais uma edição do concurso de Montras de Natal

Em contagem decrescente para a época natalícia e com o objetivo de valorizar o comércio local, levar mais encanto às ruas e dar um toque especial e festivo ao concelho, o Município de Sátão promove a 7ª edição do Concurso de Montras de Natal.
As inscrições decorrem a
ao dia 29 deste mês de novembro, para todos os comerciantes do concelho com montra visível a partir do espaço público. As votações do público decorrem entre os dias 09 de dezembro e 04 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas online, através do preenchimento do formulário disponível em https://www.cm-satao.pt/balcao-virtual/formularios/concursos/montras-de-natal ou presencialmente no Gabinete de Atendimento ao Munícipe. 

Local/Regional

Gala da Federação Académica do Desporto Universitário acontece em Viseu, esta terça-feira

A Pousada de Viseu recebe na noite desta terça-feira (12 de novembro), com início às 19h00, a XV Gala do Desporto Universitário.
Uma iniciativa da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que, uma vez mais, recebe as maiores figuras do desporto universitário português.
De acordo com a FADU, a gala promete ser um momento de celebração das conquistas dos estudantes-atletas, treinadores e equipas que, ao longo da época de 2023/2024, se destacaram no panorama desportivo universitário, tanto a nível nacional como internacional.

Desporto

Futsal: Viseu 2001 continua na Taça de Portugal. Passou à 3ª eliminatória

Apenas o Viseu 2001 continua na luta pela Taça de Portugal de Futsal, dando o salto para a terceira eliminatória, depois de vencer, por 3-2, o Jorge Antunes. O Viseu 2001 foi a única das quatro equipas do distrito de Viseu que, este fim-de-semana, ficou apurada.
O ABC de Nelas perdeu com o Portimonense por 4-2, o São Martinho de Mouros também perdeu por 2-4 com o Valpaços e o Pedreles também ficou pelo caminho ao ser goleado pelo Modicus por 2-9.