O setor agrícola, no concelho de Mangualde, sofreu prejuízos na ordem de um milhão de euros devido aos incêndios florestais que deflagraram em meados de setembro.
Um valor que, segundo a autarquia, não abrange os prejuízos registados na área florestal.
As vinhas, assim como as áreas da apicultura, olivicultura, produção de frutos vermelhos, máquinas agrícolas e casas de arrumos foram os mais afetados. Entre as freguesias mais fustigadas surgem Freixiosa, Abrunhosa a Velha, Quintela de Azurara, a União de Freguesias de Tavares (norte do concelho), Cunha Baixa, Espinho e a União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães.
De acordo com a autarquia, o levantamento de danos no concelho ainda não terminou, como é o caso de equipamentos públicos, estradas e património. Os incêndios de setembro afetaram cerca de 5 800 hectares do concelho mangualdense.
Em todo o distrito de Viseu, com vários concelhos afetados, o Governo aponta para mais de 49 mil hectares ardidos. Um valor que coloca o distrito viseense no topo da lista das zonas mais afetadas.