Vinte e dois guardas em formação foram colocados nos diversos postos da GNR do distrito de Viseu

Ao longo dos próximos meses, o Comando Distrital de Viseu da GNR conta com 22 guardas provisórios. Os futuros militares vão realizar formação em exercício, no âmbito do 55º Curso de Formação de Guardas.
De acordo com a GNR de Viseu, os 22 elementos foram distribuídos pelos diversos Postos Territoriais da Unidade.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-10-22 09:13:01

 

Foto: GNR de Viseu

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Museu da Sé de Viseu vende ímanes para ajudar vitimas dos incêndios em S. Pedro do Sul (c/ áudio)

A pensar em quem foi afetado pelos incêndios de meados de setembro, no concelho de S. Pedro do Sul, o Museu da Sé de Viseu lançou uma campanha para a angariação de verbas. A iniciativa decorre até final de novembro. Segundo Fátima Ribeiro, mentora da campanha, o objetivo passa por ajudar quem perdeu os bens.
A campanha consiste na venda de dois ímanes com as imagens das capelas de São Macário de Baixo e de São Macário de Cima. Ímanes que estão à venda no Museu da Sé, também na Diocese de Viseu ou através do Padre Pedro Leitão.
As receitas da venda dos ímanes revertem para as populações do concelho de S.Pedro do Sul afetadas pelos incêndios de setembro. O concelho foi afetado em cerca de 13 mil hectares. Os prejuízos no setor agrícola rondam os 2,8 milhões de euros.

Local/Regional

Mais duas escolas do distrito de Viseu com candidaturas aprovadas pela CCDR Centro

A Escola Básica D. Duarte, em Vil de Soito, no concelho de Viseu, e a Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses, integram a lista das seis candidaturas aprovadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) para serem alvo de requalificação. Intervenções no âmbito do Programa Escolas.
O valor atribuído para a escola de Vil de Soito ascende aos cerca de três milhões e 800 mil euros e a escola de Abraveses cerca de três milhões e 700 mil euros. Estas duas escolas juntam-se às cinco já aprovadas na região Centro, ao abrigo do aviso de concurso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). É o caso da EB 1, 2, 3 de Castro Daire, as escolas secundárias de Carregal do Sal, Sátão e Nelas e também a EB 2, 3 Eng. Dionisio Augusto, em Canas de Senhorim.
Para a Presidente da CCDRC, IP, Isabel Damasceno, “a aprovação destas escolas vem reforçar a prioridade que a região atribui aos investimentos em educação. O Programa Escolas é muito ambicioso e mobiliza diferentes fontes de financiamento. Passo a passo, vamos colocando o Programa em marcha. Estas candidaturas respondem ao desafio lançado pelo nosso Governo de aprovar projetos com maior estado de maturidade”.
O Programa Escolas tem como objetivo promover a construção, recuperação e reabilitação de 451 estabelecimentos escolares em todo o país.

Local/Regional

Nove estudantes do IPV competem em França, no Alliance Games, com estudantes da Europa

Nove estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) viajam, entre esta terça e sexta-feira (de 22 a 25 de outubro), até França para competir com estudantes de vários cantos da Europa nos Alliance Games, organizados pela universidade europeia EUNICE. O torneio conta com equipas das dez instituições parceiras da EUNICE que jogam nas modalidades de basquetebol e voleibol.
Para João Ferreira, estudante e representante das equipas do IPV, o “desporto vive à conta das conexões entre as pessoas” e por isso, acredita que esta oportunidade pode “abrir portas”, já que é um “leque de oportunidades que se abre” na qual se pode “ganhar contactos e conhecimento” para os estudantes que querem singrar no mundo do desporto.
O facto de competirem com jogadores de diferentes instituições europeias pode ser visto como intimidante, mas João Ferreira garante que os jogadores são “capazes”, uma vez que “existe um conjunto de capacidade físicas, sociais e psicológicas dos atletas que faz com que seja um grupo unido com objetivos bem definidos”, nomeadamente “o bem-estar de toda a gente e o de integrar a comunidade EUNICE”.
O Pró-Presidente para a Saúde, Desporto, Bem-estar e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viseu, Abel Figueiredo considera que “é muito importante fazer atividades físicas e desportivas que coloquem as pessoas em contacto com outras de forma divertida e de forma saudável”.
João Ferreira, Guilherme Pina, Guilherme Peixoto, António Ferreira, Iago Soares, Catarina Baptista, Telma Oliveira, Letícia Cachulo e a Carolina Sousa são os nove estudantes que competem no torneio, acompanhados pela colaboradora do gabinete EUNICE/IPV, Andreia Martins. 

País

Liga Portuguesa Contra o Cancro precisa de voluntários para o Peditório Nacional

Está a decorrer uma campanha de angariação de voluntários para o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que vai decorrer entre 31 de outubro e 03 de novembro.
Os voluntários podem escolher o local onde pretendem realizar o peditório e também a respetiva disponibilidade (pode ocorrer durante os quatro dias ou apenas por período de algumas horas). Para ser voluntário, não há limite de idade, mas os menores têm que ser acompanhados por um adulto.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário de candidatura de voluntário pontual através deste link.
De acordo com a LPCC, os voluntários podem participar sozinhos, em família, com amigos ou colegas de trabalho. O cancro é a segunda causa de morte mais frequente em Portugal.

Local/Regional

Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território esteve em Tondela

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, esteve na segunda-feira (21 de outubro) no concelho de Tondela, onde inaugurou as obras de requalificação da Capela da Senhora da Saúde, em Carvalhal da Mulher, e presidiu à cerimónia de assinatura de um contrato programa de financiamento que permitirá a realização de obras na sede da Junta de Freguesia de Molelos no valor de 100 mil euros. 
Em Molelos, Hernâni Dias homologou o protocolo de financiamento ao abrigo do Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva. 
A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, reiterou o apoio do executivo municipal à empreitada, que será financiada com 50 mil euros pela autarquia e pelo Estado em igual montante.  
“Esta é uma obra fundamental, muito importante e que há muito estava a ser reclamada, desde 2018. Sempre acreditei neste tipo de cooperação financeira entre o Estado e as autarquias locais”, afirmou, acrescentando que esta intervenção vai “mudar a vida da freguesia”. 
O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, disse esperar que o protocolo assinado se traduza “numa grande ajuda para freguesia”, contribuindo para “o desenvolvimento de Molelos”. 
Depois de Molelos, a comitiva seguiu para Carvalhal da Mulher, na União de Freguesias de Caparrosa e Silvares, onde o secretário de Estado inaugurou as obras de reabilitação do espaço envolvente à Capela da Nossa Senhora da Saúde, que foram executadas com o apoio do Município de Tondela e do Estado, também ao abrigo do Programa Equipamentos.  
A empreitada custou 126 mil euros, um montante que foi financiado com 50 mil euros pela Câmara Municipal e outros 50 mil pelo Estado Central. A restante fatia foi suportada pela Fábrica da Igreja Paroquial de Silvares. 
A intervenção englobou a requalificação do adro da capela que data do século XIX, a construção de um campanário, substituindo a torre existente, e obras num edifício contíguo ao templo religioso. 

Local/Regional

Academia Ponto Verde passa por escolas do distrito de Viseu esta terça e quarta-feira

O roadshow da Academia Ponto Verde, “Reciclar é na boa”, passa esta terça e quarta-feira (22 e 23 de outubro) por cinco escolas do distrito de Viseu, que recebem a sessão formativa da Sociedade Ponto Verde (SPV). Trata-se de uma iniciativa que educa e sensibiliza as crianças e os jovens para a reciclagem de embalagens e para as boas práticas ambientais.
As escolas abrangidas são a Escola Básica Grão Vasco, a Escola Básica João de Barros, o Colégio da Imaculada Conceição, a Escola Básica de Caramulo e a Escola Básica de Campo de Besteiros.
Durante 45 minutos os alunos do 2º e 3º ciclos têm a oportunidade de ficar a saber mais sobre a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos, e esclarecer dúvidas que ainda possam ter sobre este processo de reciclagem, levando, posteriormente, todas as aprendizagens para junto de familiares e amigos.
A Academia Ponto Verde da SPV nasceu em 2019 e é um dos principais programas destinados à comunidade escolar que promove a reciclagem de embalagens e a Educação Ambiental em Portugal.