Taekwondo: Raquel Lucas (Mangualde) conseguiu o 5º lugar, na Albânia

Atleta do Taekwondo Clube do Dão, em Penalva do Castelo,  conquistou, este domingo (10 de novembro), um 5º lugar no Campeonato Europeu Kids. O campeonato decorreu na cidade de Tirana, na Albânia. De apenas sete anos, Raquel Lucas, que vive em Mangualde, manteve-se em competição até aos quartos de final, onde não conseguiu vencer a atleta da Sérvia, que acabou por sagrar-se Campeã Europeia. "As medalhas europeias de facto estiveram tão perto, mas com tão pouco tempo de competição, e sendo esta a sua primeira experiência internacional, este resultado mostra que há uma enorme margem de progressão e um futuro promissor", realça o clube penalvense.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-11-10 20:18:38

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Novo polo de cibersegurança foi inaugurado em Lamego

“Um dia marcante para Lamego e para este Município”, foi, deste modo, que o presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes, classificou a inauguração das novas instalações do polo de cibersegurança e telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL). Um espaço que já está em funcionamento e que resulta de um investimento, de cerca de 100 mil euros, suportado pela autarquia.
No novo centro, são promovidos, segundo a Câmara Municipal de Lamego, o conhecimento e a aceleração de competências do talento local na área das Tecnologias Informáticas. Numa primeira fase, acolhe o programa BrightStart, ao abrigo do protocolo firmado entre o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) - ESTGL e a Deloitte. “Enquanto estudam, os alunos adquirem conhecimentos e competências práticas, em ambiente real de trabalho, preparando-os para a vida profissional, explica.
“Quero felicitar a Deloitte por trazer esta parceria virtuosa para Lamego e para o Interior do país. Trata-se de um projeto que merece ser elogiado, porque é diferenciador e de futuro e mostra muita ambição. Vai acolher alunos, vindos até de concelhos distantes, que vão ter aqui boa formação de base tecnológica”, sublinhou Francisco Lopes, após o descerramento da placa comemorativa de inauguração das novas instalações.
Os dirigentes do IPV, da ESTGL e da Deloitte também foram unânimes em considerar que o novo polo de cibersegurança e telecomunicações contribuirá para a criação e fixação de talento qualificado no concelho, para o desenvolvimento social e económico da região e para a consolidação das parcerias já estabelecidas.

Local/Regional

Viseu: Museu Almeida Moreira acolhe mostra de projetos de ilustração de alunos de Artes Plásticas

Na quinta-feira, dia 14 de novembro, pelas 11h30, o Museu Almeida Moreira, em Viseu, abre as portas à exposição temporária “MILHO”. Desde 2022 que a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) colabora com o Município de Viseu na organização e implementação da “mostra de ilustrações de Lendas e Histórias de Outrora”, que apresenta ilustrações produzidas no curso de Artes Plásticas e Multimédia (APM), mais propriamente na unidade curricular de Desenho III.
Com este projeto, a organização pretende que os estudantes consolidem e desenvolvam as competências adquiridas, no desenho nos semestres anteriores, mobilizando-as no âmbito da comunicação visual e permitindo que desenvolvam novas competências na área da ilustração, implementando os seus projetos num contexto diferente da escola, desenvolvendo uma perceção das suas necessidades de formação para a vida profissional futura.
“Aproxima também a Escola Superior de Educação aos Museus de Viseu e envolve os estudantes tanto na produção cultural da cidade, como no conhecimento do seu património histórico local”, refere.
Nesta 3ª edição, o tema das ilustrações são os 50 anos do 25 de Abril, ilustrando histórias de Viseu relacionadas com Repressão, Resistência e Liberdade, que foram apresentadas e discutidas em turma, dando depois início a um processo criativo que envolve a concessão de personagens, ambientes e desenhos exploratórios.
A exposição “MILHO – mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora” pode ser visitada até 04 de janeiro.

Local/Regional

Carregal do Sal: autarquia prepara mais uma edição do 'Carregal Natal' para dinamizar comércio local

A pensar no Natal, a Câmara Municipal de Carregal do Sal lança mais um concurso “Carregal Natal”.
Tornar as montras ainda mais apelativas, incentivando à compra de produtos nos estabelecimentos comerciais do concelho, são os objetivos da autarquia. Este ano, a iniciativa prevê a participação opcional dos estabelecimentos comerciais na vertente Montras. “Serão atribuídos vouchers a todos os que fizerem compras nos estabelecimentos concelhios previamente inscritos na iniciativa, mediante sorteio. Caso faça a inscrição na vertente Montras, habilita-se a ganhar um Tablet, um e-Reader (leitor de eBooks) ou uma entrada dupla mensal para cinema no Centro Cultural de Carregal do Sal, durante o ano de 2025”, explica.
As inscrições para os comerciantes decorrem até 27 de novembro, no portal do Município.

Desporto

Circuito Municipal de Natação de Mangualde conto, no domingo, com vinte escolas

Duas dezenas de escolas aderiram à edição deste ano do Circuito Municipal de Natação, um projeto promovido, há vinte anos, pelo município de Mangualde, que envolve outros concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra.

A iniciação à pré-competição, dirigida a nadadores já com as quatro técnicas aperfeiçoadas, engloba oito concentrações por época desportiva, tendo a primeira decorrido nas Piscinas Municipais de Mangualde, no domingo (10 de novembro), contando com a participação de 214 nadadores e treinadores. 
Nesta primeira edição, trinta nadadores das categorias de Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores, receberam os troféus referentes à época passada, entregues pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Cruz, e ainda pelos os vereadores com o pelouro do desporto dos Município de Arganil, Tondela, Tábua, Mortágua e Aguiar da Beira.
Este projeto intermunicipal agrega também os Torneios de Natação Prof. Afonso Saldanha, com quatro concentrações para crianças dos 5 aos 11 anos.
Durante a época 2024/2025 participam as escolas de Carregal do Sal, Castro Daire, Colégio Lamego, CF Lamego, Ave da Sé, Forlife, Mangualde, Nelas, Mortágua, S. João da Pesqueira, S. Pedro do Sul, Sernancelhe, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Vouzela (distrito de Viseu), Aguiar da Beira (Guarda), Tábua, Arganil, Oliveira do Hospital (Coimbra).
A segunda concentração está marcada para dia 15 de dezembro, na piscina do Forlife, em Viseu.

Local/Regional

Carregal do Sal: incêndios deixam a descoberto estruturas arqueológicas no concelho

No concelho de Carregal do Sal foi identificado um sítio arqueológico inédito, um dólmen ou monumento do tipo “cairn”. Um sepulcro coberto por pedras, possível manifestação de arte rupestre (fossetes - forma de petróglifo correspondente a um ou vários buracos na superfície de uma rocha), a que acrescem outras duas suspeitas, passíveis de ser confirmadas no futuro, através de uma intervenção arqueológica.
A descoberta aconteceu depois dos incêndios de setembro, que deixaram visíveis alguns pontos de interesse.
“Atenta ao facto de que o terreno desprovido de vegetação constitui uma janela de oportunidade para visualizar um mundo habitualmente imerso na natureza, com o apoio técnico da Câmara Municipal e o apoio logístico da Junta de Freguesia, uma equipa composta por um técnico do município, uma investigadora da UNIARQ (projeto NeoMega) e dois elementos do executivo da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, percorreram uma vasta área do Planalto do Ameal com o intuito da descoberta de novos sítios arqueológicos”, explica a autarquia.
A descoberta do novo túmulo megalítico, segundo a Câmara Municipal, acessível e visitável, “contribui para o entendimento das práticas funerárias na pré-história do nosso território e enriquece o já vasto património arqueológico de incontestável importância, existente no concelho de Carregal do Sal e, com particular incidência na Freguesia de Oliveira do Conde”, acrescenta.

Desporto

Kartcross: Alexandre Borges, de Nelas, conquistou o 3º lugar na Taça de Portugal

O piloto de Kartcross, de Nelas, Alexandre Borges, terminou a temporada desportiva 2024 com o terceiro lugar na Taça de Portugal, mas a pouco mais de um segundo do primeiro lugar. A subida ao pódio aconteceu no fim-de-semana (09 e 10 de novembro), no Circuito Internacional de Montalegre.
Alexandre Borges, que, segundo o NelaSport, entrou em pista focado em conquistar a “dobradinha”, destacou-se desde as primeiras corridas de qualificação, “onde foi consistentemente um dos mais rápidos em pista”, garantindo a pole position para a Final. “Na derradeira corrida do fim de semana, o piso escorregadio e a carambola da primeira curva, fizeram com que perdesse algumas posições, forçando-o a uma recuperação determinada ao longo da corrida”, explica a equipa. “Sem baixar os braços, o piloto nelense encetou um forte ritmo, lutando para regressar ao topo e assegurando o 3º lugar, a escassos 1,2 segundos da vitória”, acrescenta.
“Foi uma prova difícil, especialmente com as condições da pista na Final. Arrancámos da pole position com o objetivo de vencer, mas os toques na primeira curva acabaram por comprometer a estratégia. Ainda assim, estamos satisfeitos com o pódio e com o que conquistámos ao longo do ano”, conta Alexandre Borges.
Em 2024, o piloto da NelaSport sagrou-se Campeão de Portugal de Kartcross, conquistou o Open de Portugal de Kartcross, venceu o Guarda Racing Days e foi ainda o vencedor da Divisão II do Campeonato de Portugal de Kartcross.