Este domingo, 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Dislexia. Para assinalar a data, a equipa do Projeto Erasmus+ PREDYS: Apoiar crianças em risco de Dislexia na transição entre o Pré-escolar e o 1º ciclo do EB, a funcionar no Agrupamento de Escolas de Mangualde criou um cartaz com o objetivo de consciencializar e ajudar a compreender a dislexia.
A disléxia é uma diferença de aprendizagem que torna a leitura difícil e que ocorre em elementos da mesma família.
Alguns especialistas dizem que 5 a 10% das pessoas têm dislexia e outros dizem que até 17 % mostram sinais disso.
Com o apoio adequado, as pessoas com dislexia podem melhorar na leitura. Muitos adultos célebres e bem-sucedidos com dislexia dizem que isso os ajudou a serem mais criativos.
A disléxia manifesta-se na perceção de enunciados orais, no reconhecer palavras comuns no texto, em soletrar, em ler com fluência, no compreender o que é lido, escrever, rimar, resolver problemas com enunciados escritos e em aprender uma língua estrangeira.
Mas há formas de ajudar com o desenvolvimento de competências no domínio da oralidade, tanto na perceção da fala como na sua produção. No ensino explícito, sistemático e estruturado (aumento gradual da complexidade das tarefas e das estruturas). Em práticas pedagógicas inclusivas, nomedamente no Desenho Universal para a Aprendizagem e através de tecnologia assistiva, como os audiolivros.