Iniciativa Liberal pede melhores condições para o Comando Distrital da PSP Viseu

O Núcleo de Viseu da Iniciativa Liberal (IL)mostra-se preocupado o que considera ser um abandono do Comando Distrital de Viseu da PSP por parte do Ministério da Administração Interna (MAI) e realça o facto da estrutura estar sem comandante distrital desde o dia 01 de Setembro.
Segundo o IL, "são recorrentes as queixas internas, algumas mesmo por parte do comando até em ocasiões comemorativas, deixando recado e apelando ao Governo o reforço de efetivos e a melhoria em viaturas e equipamento que não têm encontrado qualquer resposta positiva o que tem conduzido com as saídas para a aposentação uma cada vez maior falta de efetivos e à degradação ou inexistência de viaturas adequadas ao desempenho de missões de patrulhamento, segurança e vigilância".
"Não havendo, felizmente, um registo de situações de insegurança ou de um aumento significativo de criminalidade e apesar do distrito de Viseu se continuar a pautar por um ambiente seguro é necessário que o Governo preste maior atenção à situação que se vive com os agentes e viaturas no limite da capacidade de resposta", refere.
É importante que uma maior presença permanente de forças policiais se
faça sentir nas zonas mais críticas da cidade e muitos dos programas de
segurança próxima estão reduzidas ao estritamente possível que não o
absolutamente necessário.
O Núcleo de Viseu da Iniciativa Liberal considera que no centro histórico, na zona de Jugueiros, no mercado municipal, entre outros espaços, e "em especial durante a noite é notório a necessidade de uma maior presença dissuasora de comportamento negativos por parte dos transeuntes dessas zonas e para isso é necessário que os efetivos policiais existentes permitam organizar as escalas e rondas adequadas". "Acresce que semelhante situação se vive com o Divisão de Lamego da PSP onde a falta de efetivos, de equipamento e viaturas se faz sentir com igual intensidade", explica.
A Iniciativa Liberal solicita à tutela "uma maior atenção para o Comando Distrital de Viseu nomeando em tempo o seu novo Comandante Distrital, preenchendo os efetivos em falta e reforçando o parque automóvel ao serviço da PSP Viseu".

Autor: Irene Ferreira
2021-10-12 09:48:01

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Livro sobre a planta do cardo é apresentado no Politécnico de Viseu

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe, esta quarta-feira (20 de março), às 15h00, a apresentação do livro “#Cardo Máximo” da autoria de Paulo Barracosa.
A obra é o resultado de uma década de investigação à base da planta do cardo, que envolveu diversas parcerias com empresas e investigadores. “O Think Tank #CARDOP permitirá pensarmos a próxima década do cardo como cultura para os territórios DOP e muito em particular a região do Queijo Serra da Estrela”, refere o IPV. 
A iniciativa conta ainda com um #Cardo de Honra que será criado, preparado e servido por aqueles que pensam, inovam e criam a gastronomia dos territórios do Centro, com um cerne pleno de primores para apreciarmos o potencial do Cardo na alimentação.
Também haverá prova de vinhos cujas vinhas foram tratadas com cardo (APPACDM- Vines and Wines), cerveja de cardo (Poliglota), infusões de cardo (Ervital), cardeiras (Fumeiros D`Amaral), pickles de cardos (Maçarico), cogumelos de cardo (Cynatura), mel de cardo (SEBs), bombons de cardo (Chocolateria Delícia), Queijos DOP Serra da Estrela (Casa da Ínsua e São Cosme) e Queijos de Ovelha (Quinta da Lapa). Iguarias que serão servidas pelos formandos das Escolas Profissionais Mariana Seixas, de Gouveia e APPACDM, regidos pelo  Chef Paulo Cardoso e o Nélson Augusto.

Local/Regional

Nelas assinala a chegada da Primavera com uma caminhada e plantação de árvores

O Município de Nelas dinamiza na quinta-feira, dia 21 de março, a caminhada do Dia Mundial da Árvore e a plantação de 300 árvores, das espécies Pinheiro Manso e Carvalho Português, no antigo Campo deTiro de Algerás. Na iniciativa participam os alunos integrados no Projeto Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Nelas.
De acordo com a autarquia, o evento tem a concentração marcada na Praça do Município, pelas 08h45, seguindo-se uma caminhada com um percurso de sete quilómetros pela Freguesia de Nelas (grau de dificuldade médio) e plantação de árvores.

País

Feliz dia do Pai!

O Dia do Pai, em Portugal, é comemorado esta terça-feira (19 de março). No calendário religioso é também celebrado o dia de São José.
A celebração do Dia do Pai varia de país para país. Além de Portugal, também é celebrado a 19 de março em países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.
Em muitos países, a comemoração ocorre no terceiro domingo de junho. Em outros, por motivos específicos, a data pode variar.

Local/Regional

Viseu junta-se às homenagens a Rui Nabeiro

A homenagem ao comendador Rui Nabeiro, que morreu há um ano, também passa pela cidade de Viseu. Para as 18h30 está marcada uma missa na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, na paróquia de São José. 
Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés,  morreu a 19 de março de 2023. Tinha 91 anos. A avó materna era natural de Viseu. Em 2018 esteve na Feira de São Mateus.

 

Local/Regional

Viseu: Dia do Regimento de Infantaria 14 é assinalado esta terça-feira

Esta terça-feira, 19 de março, o Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, celebra o Dia da Unidade com o tema "Viriatos em Missão".
Pelas 08h00 realizou-se um percurso desde a Praça da República à Cava de Viriato, para celebração da Alvorada Festiva na cidade e de uma homenagem a Viriato. A partir das 10H40, tem início a cerimónia militar nas instalações do RI14. Fazem parte deste momento a chegada do Tenente-General Comandante das Forças Terrestres, a cerimónia de  homenagem aos mortos em combate, a cerimónia militar e a inauguração da exposição de homenagem ao Capitão Almeida Moreira.
Na próxima terça-feira, dia 26 de março, às 10h00 acontece uma recolha de sangue para o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). Ainda no dia 01 de abril, às 10h00, decorre o Torneio de Golfe do RI14, no Montebelo Golfe.
Este ano, a data é assinalada sob o lema “Viriatos em Missão”, enaltecendo os militares do regimento que participaram nos últimos 30 anos em missões internacionais, destacando-se Timor, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Afeganistão, Lituânia, República Centro Africana e Roménia.

Local/Regional

Semana da Leitura de Tondela arrancou esta segunda-feira

A Semana da Leitura, em Tondela, iniciou esta próxima segunda-feira (18 de março). A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro associou-se mais uma vez à iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que pretende celebrar e incentivar à leitura.
Este ano, no concelho tondelense o evento inclui encontros com quatro autoras, que vão passar por várias escolas do 1º ciclo, reunindo com centenas de alunos.
A primeira escritora a pisar o evento é Lúcia Morgado que esta segunda-feira leu o seu livro “Histórias com sabor a amizade”.
Esta terça-feira é a vez de Fátima Pereira, autora natural do concelho, reunir com as crianças, num encontro que terá como pano de fundo o livro “Pixie e o cardume colorido”.
Joana Mota, outra escritora natural de Tondela, passa pelo evento na quinta- feira para falar sobre a sua obra “A casa amarela que tem mais do que janelas”.
A Semana da Leitura termina na sexta-feira com a participação de Luísa Rosmaninho, que apresenta a obra “O Príncipe das Mãos Pequenas”.