Sernancelhe: Centro de desportos náuticos do Rio Távora inaugurado este domingo

O Centro Cultural e Desportos Náuticos do Rio Távora, que custou 244.345 mil euros, inaugurado este domingo (17 de outubro), na aldeia ribeirinha de Vila da Ponte, no concelho de Sernancelhe contou com um apoio financeiro da União de Europeia de 146.607 mil euros.
A autarquia explica que, devido à estratégia que tem seguido desde 2010, a Vila da Ponte tem atualmente "um espelho de água que garante as condições para o funcionamento de uma praia fluvial, de uma piscina flutuante (e brevemente um embarcadouro), passadiços, percursos pedestres, espaços de desportos e lúdicos".
O Centro Cultural e Desportos Náuticos surge assim "como um espaço agregador de toda esta atividade desportiva e cultural, proporcionando condições para acolher atletas, servindo de base às suas operações", e também como um espaço "aberto à população nas mais diversas ações de caráter social, cultural e desportivo".
O município realça que tem colocado em prática "uma estratégia de criação de condições que garantam qualidade de vida às populações e contribuam para o fortalecimento das comunidades nas vertentes social, cultural e económica".
Vários indicadores "confirmam a assertividade das ações e a necessidade de apoios contínuos às dinâmicas prosseguidas nas freguesias, por forma a tornar o concelho mais homogéneo e preparado para enfrentar os desafios colocados pelos novos tempos", acrescenta.
Foi neste âmbito que se realizaram as obras da ampliação do edifício do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, também inauguradas este domingo e tiveram um custo de 83.538 euros (com um financiamento de 35.700 euros da Direção Geral das Autarquias Locais).
"Trata-se de uma associação que prossegue uma missão educativa muito importante no concelho e na região, dando formação musical a cerca de 200 alunos, e que tem atingido grande projeção nacional", justifica.

Autor: Irene Ferreira
2021-10-12 12:41:06

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Penalva do Castelo: bebé morreu em creche

Um bebé de três meses morreu esta segunda-feira, dia 15 de abril, na creche da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo.
A criança foi encontrada por funcionárias em paragem cardiorrespiratória. Enquanto os bombeiros não chegavam ao local, as primeiras iniciativas de reanimação foram realizadas pela equipa de enfermagem da Misericórdia. Trabalhos de reanimação que surtiram efeito, sendo o óbito declarado no local pelo médico da VMER de Viseu. O corpo da bebé foi encaminhado para o gabinete médico-legal do Hospital de Viseu.

Local/Regional

Câmara de Lamego melhora relvado do Estádio dos Remédios

A Câmara Municipal de Lamego realizou uma intreveção no relvado natural do Estádio dos Remédios. Nas últimas semanas, foram realizados diversos trabalhos para beneficiar a infraestrutura, nomeadamente a escarificação da relva, uma nova sementeira e o espalhamento de areia, seguido da respetiva furação (verti-drain) e adubação. "A autarquia está a investir mais 48 mil e 600 euros para garantir a manutenção e conservação deste equipamento, durante o período de um ano", explica.
O investimento pretende, de acordo com a autarquia, prolongar a vida útil do relvado, tornando-o mais uniforme para oferecer as melhores condições de segurança aos atletas que o utilizam.
Recentemente, a autarquia de Lamego também procedeu à reabilitação extraordinária do relvado sintético do Estádio dos Remédios, utilizado sobretudo pelas camadas jovens dos clubes de futebol, e concretiza a reabilitação do relvado natural, de forma a torná-lo praticável para a atividade desportiva.

Local/Regional

Penalva do Castelo assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Penalva do Castelo vai associar-se, uma vez mais, à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado na  próxima quinta-feira,18 de abril. Assim, nesse dia, a autarquia divulga, nas nas plataformas digitais do município (facebook e website), o vídeo “Viagem pela intervenção do Mosteiro do Santo Sepulcro”. Também no domingo, dia 21 de abril,  dinamiza a 2ª edição do percurso temático “Passeio pelo património e encantos da Serra da Paramuna”, em Esmolfe. De acordo com a Câmara Municipal, a iniciativa permite o contacto "muito próximo" coma fauna e flora do local, a visita às estevas floridas e a contemplação do pôr do sol do ponto mais alto da Serra. A autarquia penalvense acrescenta que a participação é gratuita, mas carece de inscrição até quinta-feira.

Desporto

Sátão recebeu Campeonato Nacional de Orientação

O Clube de Orientação de Viseu – Natura, a Federação Portuguesa de Orientação, o Município de Sátão e o Município de Vila Nova de Paiva, organizaram, no fim-de-semana (13 e 14 de abril), os Campeonatos Nacionais de Orientação 2024, na vertente de Sprint e Distância Longa (10 anos depois da primeira organização de Campeonatos Nacionais pelo Clube de Orientação de Viseu – Natura).
Em Vila Boa Ferreira de Aves, concelho de Sátão, estiveram presentes mais de 400 atletas, com idades compreendidas entre os 6 e os 83 anos.
Além de apurar os Campeões Nacionais de Distância Longa e Sprint, o evento contou para o ranking da Taça de Portugal de Orientação Pedestre e Taça de Portugal de Sprint.

Desporto

Kickboxing: Alexandre Loio (Tondela) foi homenageado em Coimbra

Atleta da Academia Loios de Tondela, Alexandre Loio, foi homenageado na Gala “Coimbra - Mérito no Desporto”.  O atleta representou a Associação Académica da Universidade de Coimbra pela qual foi Campeão Nacional de Kickboxing Universitário, na época de 2022/23.
A Associação Lois considera que “mais do que o sucesso individual é um sucesso de todos que fazem parte da coletividade, desde os imprescindíveis companheiros de treino que há anos o acompanham aos nossos treinadores que o motivam e apoiam”.   

Local/Regional

Mangualde: Quintela de Azurara conta com espaços de refúgio em caso de catrástrofes (com áudio)

Com o objetivo de proteger a população local de qualquer tipo de catástrofe, a Junta de Freguesia de Quintela de Azurara criou três locais de refúgio e um local de abrigo.
Os espaços foram criados depois de a freguesia ter solicitado à Proteção Civil de Mangualde que fosse implementado o programa Aldeia Segura – Pessoas Seguras, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
À Dão Digital, o presidente da Junta, Rui Marques, justificou a medida com a extensa mancha florestal que rodeia a freguesia, apesar de Quintela de Azurara não ser considerada Freguesia Prioritária. No concelho de Mangualde, relativamente a 2023, apenas Freixiosa e São João da Fresta Freguesias Prioritárias. Estatuto atribuído pelo Governo e publicado em Diário da República.
O local de abrigo é o Centro Social e os locais de refúgio estão localizados em Canelas, Fetais da Serra e junto ao Centro Social. A respetiva sinalética de orientação já foi colocada nos locais de acesso.