IP consigna último troço para modernização da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Santa Comba Dão

O secretário de Estado das Infraestruturas (IP) sublinhou, na terça-feira (12 de outubro), a importância da consignação da empreitada do último troço de modernização da Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Mangualde, para o transporte de mercadorias em Portugal.
“O simbolismo deste dia significa que hoje temos mesmo esta Linha da Beira Alta, todo o corredor internacional Norte, em fase de obra. Já não há dúvidas sobre o que está no terreno. Temos o grande objetivo de conclusão deste projeto até 2023 e, conseguindo hoje consignar mais este troço, mantemos a nossa expectativa de o conseguir”, disse Jorge Delgado.
Num investimento de 57,6 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, que vai aumentar a capacidade de transporte ferroviário.
“A importância da obra é enorme porque, com este tipo de obras, vamos conseguir dinamizar de uma forma particularmente relevante todo o transporte de mercadorias em Portugal. São estes eixos, o corredor Sul e Norte, que vão permitir ampliar de uma forma enorme a capacidade de transporte de mercadoria por via ferroviária”, referiu.
A empreitada que agora tem início, envolve a requalificação integral do troço com cerca de 40 quilómetros de extensão, entre as estações ferroviárias de Santa Comba Dão e de Mangualde, dotando a via-férrea de maior capacidade operacional e melhores condições de segurança e circulação, beneficiando não só o transporte de mercadorias como também as viagens de comboio de passageiros nas ligações inter-regionais.
“Vamos poder ter comboios maiores, com 750 metros, e aumentar a capacidade do número de comboios que podem circular na Linha e vamos torná-los mais interatuáveis. Isto além da questão ambiental e da eletrificação que, no caso da Beira Alta, já existia”, disse Jorge Delgado.
O secretário de Estado das Infraestruturas, que se mostrou otimista em relação aos objetivos traçados até 2023, frisou a importância de aproveitar da melhor forma os fundos europeus.
“É fundamental do ponto de vista económico porque vai criar condições muito particulares e muito melhores para o transporte de mercadorias por via-férrea e porque vamos conseguir cumprir com as metas que temos como objetivo para 2023, não desperdiçando fundos europeus que são tão importantes não desperdiçar”, afirmou.
Com o início desta empreitada, a IP está atualmente a realizar obras de requalificação integral e modernização no valor de cerca de 300 milhões de euros, numa extensão de cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta, pertencendo 45 desses quilómetros ao troço entre Santa Comba Dão e Mangualde que foi consignado na terça-feira.


Publicidade

 

 


2021-10-13 09:08:52
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Local

Banco Alimentar contra a fome de Viseu angariou cerca de 33 toneladas de alimentos (com áudio)

O Banco Alimentar contra a fome de Viseu angariou cerca de 33 toneladas de alimentos durante o fim-de-semana (27 e 28 de novembro).
Uma campanha inferior a anos anteriores devido à pandemia. Ainda assim, Fátima Ribeiro, responsável pelo banco alimentar de Viseu, faz um balanço positivo da iniciativa. 
Alimentos que vão ser distribuídos por 96 instituições do distrito de Viseu, que por sua vez, os faz chegar a centenas de famílias carenciadas.

Local

Frio e possibilidade de neve, na região de Viseu e Guarda, para os próximos dias

A temperatura vai descer nos próximos dias na região de Viseu com a possibilidade de queda de neve.
A meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deixa a previsão do tempo para esta semana.

Local

Viseu acolhe a magia do Natal com programação ao longo de 36 dias

O concelho de Viseu abre portas à magia do Natal com programação para toda a família, ao longo de 36 dias.
O VISEU NATAL tem o arranque oficial marcado para sexta-feira, dia 3 de dezembro.  “A magia está aqui” é o mote da iniciativa.
"É especialmente com o intuito de incentivar a escolha pelo comércio local e tradicional, particularmente afetado pela pandemia COVID-19, e com vista à sua dinamização económica", que o município viseense lança um mote secundário – “A magia está no comércio local”.
Já a partir desta quarta-feira, dia 01 de dezembro, é ligado o projeto de iluminação  pelas 18h00, na Praça da República. A iluminação natalícia estende-se também às freguesias do concelho, com 32 estrelas cadentes, com tecnologia 100% LED, a iluminarem as fachadas de edifícios, igrejas e capelas.
A tradição volta a cumprir-se com o regresso do Mercado de Natal no Rossio. São 15 as casinhas de madeira que estarão de portas abertas ao longo da semana.
Segundo a autarquia de Viseu, o Rossio será também um pequeno museu de presépios a céu aberto. Em 2021, as freguesias são novamente desafiadas a pôr à prova a criatividade, participando numa nova edição da Rota dos Presépios. A partir do dia 07 de dezembro, e até 06 de janeiro, será possível conhecer o resultado das propostas feitas pela comunidade, em cada uma das freguesias. 
Oficinas, workshops, cinema, conversas, leituras de contos e histórias irão decorrer ao longo de todo o mês, e até 07 de janeiro, nos oito Museus Municipais. Já a “Casa dos Livros” reserva espetáculos de teatro infantil, horas do conto e oficinas de ilustração e escrita criativa.
A animação de rua também ganha relevo no programa de Natal, com vários grupos a percorrer os espaços da cidade. Workshops temáticos de Natal, associados às artes ou à gastronomia, peças de teatro para miúdos e graúdos, e concertos e espetáculos musicais complementam esta oferta de micro eventos, vocacionada para todas as idades.

Os já tradicionais concertos da época, nomeadamente o de Natal e Vozes Brancas, face às limitações impostas, assumirão um formato digital, em live streaming, nos dias 18 e 19 de dezembro, respetivamente. Já o concerto de Ano Novo e Reis, o formato e realização estarão sujeitos às orientações da Autoridade de Saúde Local, dado que este está agendado para o dia 02 de janeiro.
O Viseu XMAS RUN regressa às ruas da cidade de VISEU, no próximo dia 19 de dezembro. A iniciativa, 100% solidária, tem já as inscrições abertas e, nesta edição, toda a receita angariada irá reverter para crianças e jovens do concelho de Viseu em situação mais desfavorecida.
O programa completo do VISEU NATAL poderá ser brevemente consultado online, em www.cm-viseu.pt, assim como nas redes sociais do Município de Viseu.

 

Local

Munícipio de Oliveira de Frades promove programa alimentar 'Os Super Saudáveis' juntos das crianças

"Os Super Saudáveis", programa de Educação Alimentar, decorre no 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis, através de uma alimentação equilibrada, sendo o eixo de intervenção, educação para a saúde.
No programa, cada criança recebe um kit, composto por uma caderneta e cinco cartas de alimentos conhecidos pelos estudantes: água, azeite, batata, ovo e cenoura. As restantes dez cartas serão entregues durante o período que decorre esta iniciativa, sendo que cada criança irá colecionar quinze cartas que representam quinze alimentos saudáveis - "Os Super Saudáveis".
"Este programa irá decorrer durante cinco semanas, sendo que um almoço e um lanche por semana são acompanhados por um alimento com um poder super saudável. Com a ingestão desses alimentos, na escola serão entregues as respetivas cartas", explica a autarquia de Oliveira de Frades..
A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa contra o Cancro, em parceria com o Município de Oliveira de Frades e o Agrupamento de Escolas, bem como a Associação de Pais.

Local

Penalva do Castelo: arranque das obras do ginásio municipal encerra piscinas municipais (com áudio)

Durante o mês de dezembro, a piscina municipal de Penalva do Castelo vai estar encerrada, devido ao arranque das obras de construção do ginásio municipal.
O novo espaço é construído na parte superior dos balneários da piscina municipal, o que, numa fase inicial dos trabalhos não permite, segundo o presidente da autarquia, Francisco Carvalho, o normal funcionamento da piscina.
A construção do ginásio municipal de Penalva do Castelo tem uma previsão de meio ano e custa cerca de 300 mil euros.
Segundo o autarca é mais uma valência para o concelho.

Local

Miss Viseu e Udaca juntam-se para iniciativa solidária (com áudio)

A Udaca, União das Adegas Cooperativas da Região do Dão, aceitou o desafio do projeto Miss Viseu para abraçar a iniciativa solidária destinada a ajudar a Cruz Vermelha Vale do Dão, com sede em Viseu. 
Nuno Peixoto, responsável pelo Miss Viseu explicou à Dão Digital o que está previsto.
A par desta campanha, e durante todo o mês de dezembro, a Udaca terá também um ponto de recolha de produtos alimentares destinados à Cruz Vermelha Vale do Dão.