Há quatro anos a região ficou pintada de negro. Um 'inferno' que não é esquecido (com áudio)








Há quatro anos, no dia 15 de outubro de 2017, toda a região centro viveu momentos difíceis e trágicos com as chamas que devastaram vidas, habitações, empresas, animais e muitos hectares de floresta e terrenos agrícolas. O distrito de Viseu não foi exceção, nomeadamente concelhos como Mangualde, Nelas, Viseu, Santa Comba Dão, Tondela, Vouzela, entre outros.
Para assinalarmos a data ouvimos o comandante dos bombeiros de Nelas, concelho onde houve a registar uma vítima mortal. Guilherme Almeida recorda o dia trágico.
Passados quatro anos, o comandante dos voluntários de Nelas teme que uma situação idêntica se repita.
O mesmo receio tem o comandante dos bombeiros de Mangualde. Carlos Carvalho realça as alterações climáticas, mas também sublinha que o país está melhor preparado para enfrentar situações complicadas. Carlos Carvalho lembra também as dificuldades sentidas no concelho de Mangualde no dia 15 de outubro de 2017. No concelho as chamas, no dia 15 de outubro de 2017, consumiram floresta, terrenos agrícolas, habitações, empresas e animais. Apenas não houve vítimas mortais a registar.

Autor: Irene Ferreira
2021-10-15 10:12:09

 

 


Publicidade

Outras Notícias


País

Feliz dia do Pai!

O Dia do Pai, em Portugal, é comemorado esta terça-feira (19 de março). No calendário religioso é também celebrado o dia de São José.
A celebração do Dia do Pai varia de país para país. Além de Portugal, também é celebrado a 19 de março em países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.
Em muitos países, a comemoração ocorre no terceiro domingo de junho. Em outros, por motivos específicos, a data pode variar.

Local/Regional

Viseu junta-se às homenagens a Rui Nabeiro

A homenagem ao comendador Rui Nabeiro, que morreu há um ano, também passa pela cidade de Viseu. Para as 18h30 está marcada uma missa na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, na paróquia de São José. 
Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés,  morreu a 19 de março de 2023. Tinha 91 anos. A avó materna era natural de Viseu. Em 2018 esteve na Feira de São Mateus.

 

Local/Regional

Viseu: Dia do Regimento de Infantaria 14 é assinalado esta terça-feira

Esta terça-feira, 19 de março, o Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, celebra o Dia da Unidade com o tema "Viriatos em Missão".
Pelas 08h00 realizou-se um percurso desde a Praça da República à Cava de Viriato, para celebração da Alvorada Festiva na cidade e de uma homenagem a Viriato. A partir das 10H40, tem início a cerimónia militar nas instalações do RI14. Fazem parte deste momento a chegada do Tenente-General Comandante das Forças Terrestres, a cerimónia de  homenagem aos mortos em combate, a cerimónia militar e a inauguração da exposição de homenagem ao Capitão Almeida Moreira.
Na próxima terça-feira, dia 26 de março, às 10h00 acontece uma recolha de sangue para o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). Ainda no dia 01 de abril, às 10h00, decorre o Torneio de Golfe do RI14, no Montebelo Golfe.
Este ano, a data é assinalada sob o lema “Viriatos em Missão”, enaltecendo os militares do regimento que participaram nos últimos 30 anos em missões internacionais, destacando-se Timor, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Afeganistão, Lituânia, República Centro Africana e Roménia.

Local/Regional

Semana da Leitura de Tondela arrancou esta segunda-feira

A Semana da Leitura, em Tondela, iniciou esta próxima segunda-feira (18 de março). A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro associou-se mais uma vez à iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que pretende celebrar e incentivar à leitura.
Este ano, no concelho tondelense o evento inclui encontros com quatro autoras, que vão passar por várias escolas do 1º ciclo, reunindo com centenas de alunos.
A primeira escritora a pisar o evento é Lúcia Morgado que esta segunda-feira leu o seu livro “Histórias com sabor a amizade”.
Esta terça-feira é a vez de Fátima Pereira, autora natural do concelho, reunir com as crianças, num encontro que terá como pano de fundo o livro “Pixie e o cardume colorido”.
Joana Mota, outra escritora natural de Tondela, passa pelo evento na quinta- feira para falar sobre a sua obra “A casa amarela que tem mais do que janelas”.
A Semana da Leitura termina na sexta-feira com a participação de Luísa Rosmaninho, que apresenta a obra “O Príncipe das Mãos Pequenas”.

Local/Regional

Museu do Caramulo e empresa de meias juntam-se para recuperar automóveis históricos

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, e a Heel Tread, a marca nacional de meias ligadas ao tema do automobilismo, lançaram o programa “Restauro a Meias”, que pretende apoiar e documentar a recuperação de automóveis históricos.
De acordo com o museu, o primeiro projeto do programa será "um glamoroso Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce, de 1961, e cujo plano de recuperação irá incluir a decapagem completa e afinação da carroçaria, chaparia, assim como uma merecida pintura nova, além da reparação de peças como cromados, manómetros, interiores, afinações de suspensão, travões e motor".
O restauro será realizado nas oficinas do Caramulo Experience Center, inaugurado em 2022 pelo Museu do Caramulo, "e será devidamente documentado e comunicado, através das redes sociais do Museu do Caramulo e da Heel Tread, mostrando a evolução dos trabalhos".
No final do restauro, o regresso do Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce à estrada será assinalado com o lançamento de um par de meias comemorativas e alusivas ao modelo e ao projeto.

Local/Regional

Viseu: árvore centenária da Quinta da Cruz é abatida esta terça-feira, por motivos de segurança

No concelho de Viseu, uma árvore vai ser abatida devido, segundo a Câmara Municipal, a preocupações com a segurança pública. Trata-se, de acordo com a autarquia viseense, de uma “Sequoiadendron giganteum” de 151 anos, localizada na mata da Quinta da Cruz. O exemplar é abatido esta terça-feira, dia 19 de março. "A árvore, que tem sido acompanhada desde 2016, mostrou uma degradação progressiva da sua saúde, comprometida por uma podridão cúbica castanha instalada em grande parte do seu tronco", explica.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Viseu adianta que após avaliações regulares realizadas por entidades independentes e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos anos de 2016, 2019, 2021 e 2022, "constatou-se uma evolução negativa na fitossanidade da árvore".
A decisão pelo abate surge como uma medida de prevenção contra potenciais acidentes, "visando proteger tanto as pessoas quanto os bens no local". "Apesar da importância social, histórica, cultural, ambiental e paisagística do exemplar, a segurança da comunidade prevaleceu nas considerações das autoridades responsáveis" acrescenta.
Em reconhecimento ao valor da “Sequoiadendron giganteum”, a autarquia de Viseu deu início a um processo de colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a recolha de material vegetal. "O objetivo é permitir a criação de clones do exemplar, numa tentativa de preservar o seu legado genético e a sua contribuição para a biodiversidade local", conclui.