A Câmara Municipal de Lamego concluiu as obras de ampliação do Cemitério Municipal da Cruz Alta, próximo do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE). O projeto incluiu a construção de três edifícios para 153 gavetões e um edifício para 40 ossários, num investimento que ronda os 149 mil euros.
“O objetivo da empreitada foi colmatar a escassez de espaço para deposição de corpos no Cemitério da Cruz Alta. A ampliação que fizemos em 2015 estava praticamente esgotada, essencialmente devido ao aumento de mortalidade, verificada no período do Covid. Esta ampliação permite dar mais dignidade às pessoas para que continuem a honrar, aqui, a memória dos seus entes queridos falecidos”, afirma o presidente Francisco Lopes.
De acordo com a Câmara de Lamego, têm sido efetuadas outras intervenções pontuais naquele espaço com vista a melhorar as áreas de circulação e os acessos pedonais. “Também diversos cemitérios das freguesias têm sido objeto de beneficiação e ampliação através de protocolos de apoio financeiro, concedido pelo Município de Lamego às juntas de freguesia”, acrescenta.