Deputados do PS, PSD e Chega, eleitos por Viseu, intergram diversas Comissões Parlamentares

O deputado do PSD, eleito por Viseu, Carlos Santiago, tomou posse como vice-presidente da 13ª Comissão Parlamentar e passou a integrar a Comissão do Poder Local e da Coesão Territorial e como suplente, a Comissão de Agricultura e Pescas, a Comisão de Defesa Nacional e a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.
Também a social democrata eleita por Viseu, Isabel Fernandes vai, neste mandato, integrar, como membro efetivo, a Comissão de Saúde e como suplente a Comissão de Agricultura e Pescas e a Comissão de Agricultura e Pescas.
Já o deputado Pedro Alves integra a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, como membro efetivo, a Comissão de Educação e Ciência e como suplente a Comissão de Defesa Nacional.
Do lado do Partido Socialista, os deputados eleitos por Viseu também integram diversas comissões. José Rui Cruz pertence à Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação (suplente), à Comissão de Saúde (suplente) e à Comissão de Ambiente e Energia. Já a socialista Elza Pais integra a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Saúde (suplente). João Azevedo foi também reeleito vice-presidente da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial, faz parte da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial.
Do partido Chega, eleito por Viseu, João Tilly integra, como efetivo, a Comlissão de Assuntos Europeus e como suplente, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Defesa Nacional. 

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-19 10:12:06

 

Foto: Assembleia da República

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Kartcross: Alexandre Borges, de Nelas, está focado na vitória em Mação, no arranque do campeonato

No próximo fim de semana (04 e 05 de maio), a Pista da Boavista, em Mação, recebe a prova inaugural do Campeonato de Portugal de Kartcross, 2024, marcando a estreia da nova divisão 2, para motores Yamaha MT09, acompanhando assim a tendência já adotada em outros países.
Presença confirmada, entre os cerca de vinte inscritos, é o piloto de Naelas, da NelaSport, que conta este ano com uma nova viatura, um Semog Attack, o qual já deu a conhecer no Open de Castelo Branco e lhe garantiu a primeira vitória da época.
De acordo com o clube de Nelas, o piloto está focado na luta pelo campeonato, e espera que Alexandre Borges seja um dos grandes protagonistas da época, "onde a determinação pela luta do lugar mais alto do pódio é o objetivo para a época 2024".
“Estamos bastante moralizados para a prova inaugural do cmpeonato e com a mesma finalidade de sempre, lutar pela vitória, apesar de conscientes que não será tarefa fácil. Temos no campeonato um excelente leque de pilotos e pelo que se vai conhecendo, também algumas novidades a caminho, por isso, estamos focados em minimizar os erros e começar da melhor forma a época”, refere Alexandre Borges.

Desporto

Rally de Portugal: contrato-programa que oficializa passagem da prova na região foi assinado

A Turismo Centro de Portugal, o ACP - Automóvel Club de Portugal e os municípios do Centro de Portugal que recebem este ano o Vodafone Rally de Portugal assinaram esta terça-feira (30 de abril), o contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região.
“O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional. Por outro lado, o rali cria laços afetivos entre as pessoas, em cada um dos locais por onde passa. E estes laços afetivos são essenciais para o turismo, porque fazem os visitantes quererem voltar onde foram felizes. Por tudo isto, a Turismo do Centro não poderia deixar de estar presente neste rali”, sublinhou Jorge Sampaio, membro da comissão executiva,
O dirigente da Turismo do Centro acrescentou que é graças ao esforço conjunto de várias entidades que a região tem conseguido receber, ano após ano, o Vodafone Rally de Portugal: “A possibilidade de recebermos o rali resulta de algo que estamos muito habituados a fazer, que é trabalhar em conjunto. A Turismo Centro de Portugal, as CIMs, as diversas entidades e os municípios da região têm esta capacidade de se juntarem e trabalharem em conjunto”.
Também presente na cerimónia, o presidente do ACP, Carlos Barbosa, agradeceu o esforço feito pelos municípios para receberem a competição. “Agradeço às Câmaras o esforço que têm feito todos os anos para mantermos o rali na região Centro. É muito importante o apoio das Câmaras para que o rali se consolide neste território”, salientou Carlos Barbosa.
Assinaram o contrato-programa, além de Jorge Sampaio e Carlos Barbosa, o diretor de operações do ACP, João Mendes Dias, e os autarcas representantes dos municípios. Anabela Tabaçó, vice-presidente do Município da Figueira da Foz; Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil; Rui Sampaio, presidente do Município de Góis; Ricardo Pardal, presidente do Município de Mortágua; Francisco Veiga, vice-presidente do Município de Coimbra; e João Santos, vereador do Município da Lousã.
O Vodafone Rally de Portugal 2024 tem a partida cerimonial em Coimbra, agendada para as 17h00 de dia 09 de maio, seguindo-se, no mesmo dia, a superespecial de abertura, na Figueira da Foz, às 19h05. No dia 10, o rali terá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, todos no Centro de Portugal.

Local/Regional

Bombeiros de Mangualde dão formação em empresas do concelho (com áudio)

Com o objetivo de capacitar a comunidade, os Bombeiros Voluntários de Mangualde estão a desenvolver ações de formação e workshops em diversas empresas do concelho. De acordo com o Comandante da corporação, Márcio Teles, a iniciativa abrange as áreas de primeiros socorros, combate a incêndios em edifícios, e processos de evacuação. 
No total, já mais de 150 colaboradores das empresas aderentes fizeram formação. De acordo com o responsável, é uma mais valia no contributo para a prestação do socorro.
Márcio Teles dá o exemplo de situações de paragens cardio respiratórias, que este ano, já ultrapassaram as 20 no concelho de Mangualde. Nestes casos, ter conhecimentos de Suporte Básico de Vida pode ajudar a salvar vidas. 

Local/Regional

Panteão Nacional tem patente exposição sobre Aquilino Ribeiro, escritor natural de Sernancelhe

No mês em que se assinalaram os 60 anos da Morte do Escritor Aquilino Ribeiro, o Panteão Nacional, em Lisboa, recebe uma exposição de homenagem aquele que é considerado o Mestre das Letras Portuguesas do séc.XX. Intitulada “Aquilino e as Suas Paisagens Literárias – Uma Viagem pelos Concelhos de Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva”, a exposição, composta por 19 painéis, está patente ao público no Coro Alto do Panteão até final de maio. A mostra destaca as paisagens, o património, a cultura e as vivências das localidades onde o escritor nasceu (Sernancelhe), onde foi batizado (Vila Nova de Paiva), e onde viveu (Moimenta da Beira e Paredes de Coura).
A exposição enquadra-se no Programa das Comemorações dos 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro, concretizado desde maio de 2023 pelas câmaras municipais de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Paredes de Coura, conjuntamente com o neto do escritor, Aquilino Machado, a Fundação Aquilino Ribeiro e Bertrand Editora. Comemorações que terminam no dia 25 de maio com uma cerimónia de homenagem aos prefaciadores das reedições das obras de Aquilino Ribeiro, a apresentação da reedição da obra “Geografia Sentimental” e ainda um Concerto pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Sernancelhe.

Arte e Cultura

Viseu: Teatro Viriato apresenta programação variada durante o mês de maio

O mês de maio, no Teatro Viriato, em Viseu, vai contar com performances sobre o papel e o futuro da mulher na sociedade, peças de teatro que abordam o corpo, oficinas de música, novo circo e espetáculos de teatro para famílias, concertos de bateria, seminários sobre cinema vanguardista e espetáculos de teatro.  
A começar por sexta-feira, dia 03 de maio, às 21h00, o Teatro Viriato recebe o concerto “Sangue Suor”, um projeto a seis mãos e três baterias composto pelos músicos Rui Rodrigues, Susie Filipe e Ricardo Martins. 
A companhia Amarelo Silvestre estreia, nos dias 10 e 11 de maio, o espetáculo “Corpo Título”.  Com direção artística de Rafaela Santos, este é um espetáculo que conta com a participação da Dançando com a Diferença, numa coprodução com o Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente e Cineteatro Louletano. Um espetáculo sobre o Corpo. Para os mais novos, bebés, crianças e famílias, dia 11 de maio traz novamente ao Teatro Viriato a oficina de música “Tatabitato”, de Ana Bento e Bruno Pinto. 
Também no campo da programação para famílias, Cláudia Gaiolas regressa a Viseu, nos dias 17 e 18, para mais um espetáculo do ciclo Antiprincesas. Desta vez, dão a conhecer Antónia Rodrigues, uma mulher à frente do seu tempo, que deixou a sua vila ao pé do Rio Vouga em busca de uma vida de aventuras, nomeadamente a bordo das caravelas portuguesas. 
Nos dias 23, 24 e 25, o Teatro Viriato acolhe a estreia europeia de “BU!”, uma performance da artista brasileira Vanessa Martins. A artista materializa ironicamente, numa só boneca, os desejos do patriarcado e do mundo capitalista.  
Ainda este mês, o Teatro Viriato promove mais uma sessão da oficina Casa Aberta/Open House, com a companhia Oliveira & Bachtler, no dia 25. Quase no final do mês a companhia Mala Voadora apresenta a peça “Old Cock”, nos dias 28 e 29 de maio. A peça será apresentada no dia 29 para público geral e no dia 28 para turmas do ensino secundário e ensino superior.  
O mês termina com o seminário “Cinema de Vanguarda/Nos anos 1930 a 1970 norte-americanos”, que acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho, com o historiador de cinema Richard Peña. É organizado pelo Teatro Viriato em parceria com o Cine Clube de Viseu.

Local/Regional

Alunos de Mangualde construiram laço humano contra os maus tratos às crianças e jovens

No âmbito do “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mangualde, em colaboração com a autarquia, promoveu diversas iniciativas, durante o mês de abril, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.
Pela cidade foram colocados diversos laços azuis, realizados por instituições e escolas do concelho mangualdense.
Para fechar o mês dedicado à temática, centenas de alunos do Agrupamento de Escolas juntaram-se na Escola Secundária Felismina Alcântara e construíram, esta terça-feira (30 de abril), um “gigante” laço humano.
A iniciativa estava prevista para o Largo Dr. Couto, mas a previsão de chuva levou a organização a cancelar a ação.